Invicto no returno até este domingo, 4, o Fortaleza perdeu de 3 a 1 para o Botafogo na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Leão começou a partida atacando, com cruzamento de Juninho Capixaba para Romarinho, que mandou a bola por cima do gol de Gatito Fernández. A partida continuou equilibrada, com grande defesa do goleiro tricolor Fernando Miguel, após Eduardo finalizar de cabeça.
Contudo, aos 18min do primeiro tempo, a ameaça de Eduardo transformou-se em gol. Jeffinho mandou do fundo para o meio-campista botafoguense, que bateu certeiro no fundo da rede.
O tricolor tentou reagir nos lances seguintes. Aos 21min, Capixaba realizou cobrança de falta, bateu no bloqueio, aproveitou o rebote e mandou a bola com força para o fundo da área, mas passou raspando à esquerda da trave.
O Leão perdeu algumas chances de gol até o Botafogo ampliar a diferença aos 35min do primeiro tempo. Marçal cobrou escanteio recebido por Cuesta, que levantou para Eduardo novamente cabecear ao fundo da rede.
A partir daí, o adversário carioca fechou a defesa, dificultando as investidas do Fortaleza no fim do período inicial.
Logo no início do segundo tempo, o Leão teve a chance de marcar o seu primeiro gol. Thiago Galhardo foi derrubado por Lucas Mezenga dentro da área, e o Robson bateu o pênalti marcado, mas Gatito defendeu. Hércules ainda tentou o rebote, mas o goleiro barrou a bola novamente.
Aos 18min do segundo tempo, o Botafogo fez o seu terceiro, após finalização do lateral-esquerdo Marçal. Pouco depois, aos 24 min, o Fortaleza diminuiu a vantagem do adversário: Thiago Galhardo toca, Adryelson desvia e Moisés recebe, mandando para a caixa.
O Fortaleza seguiu com mais posse de bola até o fim da partida, ameaçando o adversário nos acréscimos, mesmo sem êxito.
Com isso, o Botafogo chegou a 30 pontos, assim como o Tricolor, mas ficou uma classificação atrás do mandante devido ao número de gols sofridos no campeonato ser maior que o do time cearense.
Choque Rafael x Galhardo
Aos 15 min do primeiro tempo, Rafael e Galhardo chocaram-se no alto e ficaram caídos no gramado. O lance levou à substituição do botafoguense por pedido da equipe médica.
Contudo, o atleta do alvinegro carioca “está bem, lúcido, orientado” e sob os cuidados do clube. “Rafael sofreu um trauma crânio-facial no primeiro tempo e foi conduzido de ambulância para o hospital de referência, onde irá realizar exames complementares”, completou o time.
Situação do Leão
Atualmente, o Fortaleza tem dois atletas no departamento médico. São eles Ceballos, que tem desconforto no músculo adutor da coxa direita, e Lucas Crispim, em transição após estiramento muscular em região posterior da coxa.
Além disso, Fernando Miguel, Marcelo Boeck, Titi, Ronald, Felipe, Matheus Vargas, Romarinho estão pendurados.
O elenco tem sido invicto no returno, desempenho bastante diferente do observado no primeiro turno do campeonato, quando somou 14 rodadas na lanterna. Nesta nova fase, o Leão já acumulou cinco vitórias, somando 15 pontos.
O time pegou, neste domingo, um Botafogo que buscava sair do jejum de vitórias que viveu em todo o mês de agosto. O último êxito do clube carioca foi contra o Athletico-PR, em 24 de julho.
A próxima partida é contra o Fluminense no sábado, 10, no Maracanã.