Em tarde que deveria ser de recuperação na Série A, o Fortaleza perdeu para o Flamengo por 2 a 0, no Castelão, e acumulou a quarta derrota seguida no Brasileirão, empacando no 9º lugar, com 42 pontos. Com o resultado, o Leão fica distante 11 pontos do G6, grupo de seis times que irá à Copa Libertadores em 2024, objetivo do clube para a reta final da competição.
Já o Flamengo se recuperou no Campeonato. Os gols foram de Pedro, no fim do primeiro tempo, e Luiz Araújo, no fim da etapa complementar. O Rubro-Negro acumulava duas derrotas seguidas, para Grêmio e Santos.
O resultado fez o time de Tite chegar aos 53 pontos, mas ainda na sexta colocação, empatado em pontos com o Atlético-MG, mas atrás na tabela pelo saldo de gols. Os cariocas têm um jogo a menos, contra o Bragantino, pela 29ª rodada, que será em 23 de novembro.
LEÃO
O Fortaleza não fez um grande jogo, mais uma vez. O Tricolor teve força máxima pouco mais de uma semana depois de perder a final da Copa Sul-Americana para a LDU de Quito, nos pênaltis, no Uruguai. Desde então, já é a segunda derrota seguida: para o Atlético-MG, por 3 a 1, e agora para o Flamengo. Ainda assim, na segunda etapa, o técnico Juan Pablo Vojvoda fez alterações ousadas, tirando volante e colocando atacante. Mesmo tendo colocado duas bolas na trave, a pressão não resultou em gol.
No jogo, o Leão teve uma uma postura mais reativa, procurando acelerar o jogo nos contra-ataques. O atacante Machuca foi bastante acionado pelo lado esquerdo, mas sem sucesso. Marinho, por sua vez, tinha fluidez nas movimentações, sendo o principal jogador do Fortaleza na etapa inicial, chutando principalmente de fora da área. Nada disso foi suficiente para bater o adversário.
No finalzinho do jogo, Luiz Araújo, em um contra-ataque, ainda fez o segundo do Flamengo.
Na próxima rodada, o Leão vai enfrentar o Athletico-PR. O jogo acontece na próxima quarta-feira (8), pela 33ª rodada do Brasileirão. A partida será na Ligga Arena, em Curitiba, e começará às 20h. Já o Flamengo pega o Palmeiras no mesmo dia, no Maracanã. O confronto terá início às 21h30.
RENDA
A boa notícia para o Leão veio das arquibancadas. A partida registrou a 2ª maior renda da história da Arena Castelão pós-reforma, em 2013. Os 49.324 presentes geraram um montante bruto de R$ 2.553.498,00. O valor fica atrás apenas do registrado em Fortaleza x Brasil de Pelotas, em 2016, pela Série C, que teve R$ 2.582.575,00 de receita. Cerca de 15 mil flamenguistas acompanharam o jogo.