O Fortaleza perdeu por 2 a 1 para o Cerro Porteño nesta quinta-feira, 16, pela partida de volta da terceira fase da Pré-Libertadores. A partida foi disputada no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, Paraguai. Com placar agregado de 3 a 1 para o time paraguaio após derrota do Tricolor por 1 a 0 no Castelão, o Leão do Pici irá disputar a Copa Sul-Americana após três anos. O sorteio será realizado no dia 27 de março.
A última participação no torneio continental aconteceu em 2020, quando foi eliminado pelo Independiente, no Castelão. O Tricolor se classificava com dois gols de vantagem, mas levou aos 47 do segundo tempo e deu adeus à competição. À época, ainda o critério do gol de visitante e a competição funcionava em um formato diferente.
PRIMEIRO TEMPO CONTRA O CERRO
Logo no começo de jogo, aos 2 minutos, o Cerro Porteño teve a primeira boa chance da partida. Em cruzamento de Báez, Churín subiu mais que a zaga do Leão e cabeceou em direção ao gol, para ótima defesa do goleiro João Ricardo. Aos 6 minutos, entretanto, foi a vez do Fortaleza criar uma grande chance de gol. Pochettino roubou a bola pelo lado direito de ataque, e cruzou na cabeça do atacante Lucero, o argentino cabeceou forte, mas o goleiro do Cerro fez boa defesa. No rebote, Thiago Galhardo pecou na finalização e chutou na direção do arqueiro, que, à queima roupa, fez mais uma defesa.
Após algumas chances sem muito perigo para ambos os lados, o Cerro chegou ao primeiro gol da partida. Em cruzamento de Espínola pelo lado direito, Benevenuto corta mal e a bola bate na trave. No rebote, Carrizo vai de encontro à bola e finaliza para o fundo das redes para abrir o placar aos 37 minutos. 1 a 0 Cerro Porteño. Ainda na primeira etapa, o Fortaleza teve a chance de igualar o placar com Thiago Galhardo aos 46, mas o atacante chutou fraco nas mãos do goleiro adversário.
Na etapa final, a primeira grande chance veio com o Fortaleza, aos 10 minutos, em cruzamento de Lucas Crispim para Yago Pikachu, que chegou finalizando a bola no “segundo pau”. Quase o empate do Leão do Pici. Mas quem não faz, leva, e aos 17 minutos, em cruzamento de Carrizo, Aquino emendou um belo voleio para fazer um golaço, sem chances de defesa para João Ricardo. 2 a 0 para o clube paraguaio.
O gol do Tricolor viria somente nos acréscimos do jogo, aos 47. Junior Santos foi acionado em velocidade, entrou na área e cortou para dentro driblando o zagueiro adversário. O atacante então apenas tocou para Guilherme, que finalizou, sozinho, para o gol. Final da partida 2 a 1 Cerro Porteño.
VAGA NA SULA
Com a eliminação na terceira fase preliminar da Libertadores da América, o Fortaleza agora irá disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana, segunda competição mais importante do continente. O sorteio para o torneio será realizado no dia 27 de março, no mesmo dia em que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai realizar, também, o sorteio para a fase de grupos da Libertadores. O Tricolor, como um clube oriundo de outra competição, está no pote 4 do sorteio.
A próxima partida do Leão na temporada é no domingo, 19, às 18h30, contra o Ferroviário, no Castelão, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Cearense. O jogo terá transmissão da TV Cidade, e uma vitória simples para qualquer lado classifica o clube vitorioso. Um empate leva a decisão para os pênaltis, já que o primeiro jogo foi 1 a 1.