O Fortaleza joga nesta quarta-feira, 22, às 21h30, contra o Santa Cruz/PE, no Estádio do Arruda, em Recife-PE. A partida, válida pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, vai definir as posições dos classificados às fases finais do certame. O jogo vai ter transmissão da TV Jangadeiro.
O Fortaleza vem para o confronto após uma goleada em cima do Ferroviário, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Cearense por 4 a 0, no domingo, 19. Antes do Clássico das Cores, entretanto, o Leão vinha de uma sequência de quatro jogos sem vencer, incluindo um jogo pela Copa do Nordeste, o Clássico-Rei contra o Ceará, em que o Alvinegro ganhou de 2 a 0.
Na competição regional, o Tricolor do Pici é o vice-líder do Grupo A, com 15 pontos, um atrás do líder, Sport/PE. A maneira mais fácil de ultrapassar o clube pernambucano na tabela é vencendo a partida contra o Santa Cruz, e torcer para o atual primeiro colocado não vencer o CSA/AL, também fora de casa. Caso o Fortaleza empate a sua partida, precisa torcer para que o Sport perca, e, além disso, tirar uma diferença de seis gols de saldo.
Na coletiva pós-jogo contra o Ferroviário, o técnico Vojvoda avaliou a importância da partida desta quarta e se pretende utilizar a equipe titular, tendo em vista o alto número de jogadores lesionados:
“Essa é uma partida importante para conseguir ficar o mais alto possível na tabela da Copa do Nordeste, seria importante para a gente, mas também tem que se fazer uma boa avaliação porque estamos com muitas partidas seguidas, com viagens, agora com lesões. Então amanhã [segunda-feira, 20] vamos nos sentar, falar com os médicos, com os fisiologistas, e fazer uma boa avaliação sobre essa semana, como fazemos sempre”.
SANTA CRUZ
O adversário do Leão na partida, o Santa Cruz, vai para a partida buscando uma combinação de resultados para se classificar à fase final. O último jogo do clube pernambucano foi o clássico contra o Sport, também pela Copa do Nordeste, em jogo atrasado da sétima rodada, disputado no último sábado, 18. A disputa terminou empatada em 0 a 0.
Na tabela do Grupo B, o Santinha, como é conhecido, ocupa a quinta posição da tabela, com nove pontos, um atrás de Sergipe (3º) e Náutico (4º). Para se classificar no confronto, o Santa Cruz tem que vencer e torcer para que um dos dois clubes imediatamente à sua frente não vençam, ou empatar e esperar que uma das duas equipes percam.
Caso vença, o clube do Recife pode ultrapassar até mesmo o ABC/RN, segundo colocado no Grupo. Para se classificar com o empate, há de se atentar também ao saldo de gols, pois o Sergipe possui um saldo de 4 gols de diferença, enquanto os comandados do técnico Ranielle Ribeiro possuem saldo de gols de 0.
O JOGO
Para a partida, o técnico Vojvoda não deve ter à disposição os atletas João Ricardo, Sammuel, Yago Pikachu, Lucas Esteves, Tinga, Dudu e Guilherme. Moisés, que vinha de uma cirurgia após fratura no pé direito, foi relacionado para o último jogo, apesar de não ter entrado em campo. Para a disputa desta quarta, entretanto, é esperado que o atleta tenha alguns minutos.
Escalação esperada: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules, Pochettino, Calebe; Thiago Galhardo e Lucero. Caso não haja mudanças na classificação da fase de grupos da Copa do Nordeste, o Fortaleza joga a partida única das quartas de finais como mandante, contra o Ferroviário.