Durante a manhã desta quarta-feira (12), na sede da CBF, os clubes da Série A trataram de questões comerciais no Conselho Técnico do Brasileirão. Os dirigentes dos 20 clubes elegeram uma nova composição do Conselho Nacional de Clubes. Entre eles, estão Fortaleza, Flamengo, Vasco, Inter e São Paulo, com o Palmeiras como convidado permanente.
Dentre os principais debates da mesa, o grupo vai ter a missão importante de comentar sobre os seguintes assuntos:
- Estudar a fundo a questão de gramados sintéticos
- Debater possível redução no número de estrangeiros (nove são permitidos atualmente)
- Discutir o número de rebaixados por edições do Brasileirão
Há correntes que defendem a redução de quatro para três rebaixados. A situação será estudada, já que também envolve o acesso de clubes da Série B para a Série A. Os 20 clubes da primeira divisão enviaram seus representantes e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou sobre a reunião no site oficial da instituição. “Foi uma reunião de alto nível, todos os pontos abordados foram trabalhados com vocês e estamos sempre de portas abertas“, declarou o presidente da CBF.
Além dos temas debatidos, a CBF vai adotar o método de reposição de bola usado na Premier League, que também foi visto no Paulistão deste ano. O sistema funciona com o posicionamento de 16 bolas em torno do gramado, em cones, para que o jogador apenas a retire do suporte. O trabalho dos gandulas será somente na reposição de bolas.
Mais uma mudança implementada será na paralisação do Brasileirão durante as Datas Fifa. Times com jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.