Após orientação da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, Fortaleza não iniciará, nesta quinta-feira, 28, a aplicação da primeira dose de reforço (D3) em crianças de 5 a 11 anos. O Estado orienta que os municípios aguardem a compra de novas doses para dar seguimento ao esquema vacinal desta faixa etária. Nota Técnica da Sesa foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 27, direcionada aos 184 municípios do Ceará.
Atualmente, na Capital cearense, 167.052 crianças receberam a primeira dose contra a Covid-19. Destas, 23.792 estão em atraso com a segunda dose da marca Pfizer Pediátrica, imunobiológico recomendado para a D3 deste público. Fortaleza possui, em estoque na Rede de Frio, 14.320 doses desta marca, com vencimento para outubro de 2022.
A ampliação da D3 para este público (5 a 11 anos) havia sido anunciada pelo prefeito José Sarto (PDT) nesta quarta-feira. Segundo o gestor, um dos motivos era baixa adesão do público à imunização. “Estamos registrando baixa adesão deste público num contexto em que ocorrem casos mais graves nos pequenos. Não é hora de relaxar. Vacinas salvam vidas!”. Até a última terça-feira, 26, Fortaleza havia vacinado 107 mil crianças de 5 a 11 anos com o esquema primário – duas doses.
O número equivale a 38% da estimativa populacional desta faixa etária, de aproximadamente 284 mil pessoas.