A capital cearense lidera no Norte e Nordeste na taxa de geração de empregos com carteira assinada, segundo detalhou o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira Diogo, neste domingo, 5, em suas redes sociais, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2022. Conforme o titular, Fortaleza se destaca em níveis nacional e estadual.
“[Fortaleza] gerou mais de 70 mil empregos em 2021 [37.037] e 2022 [37,63 mil], e agora se destaca no Pnad, que mede a taxa de desemprego. Em Fortaleza, apenas 5.7 pessoas que procuram emprego estão desempregadas. A gente compara com o estado do Ceará, esse número é bem menor, de 7.8. O Brasil tem 7.9″, destacou o titular.
Ver essa foto no Instagram
Segundo ele, os números mostram que a gestão do prefeito José Sarto (PDT), “focada em qualificação profissional, crédito orientado, captação de grandes empresas, vem dando certo em Fortaleza, vem se destacando no que tange a geração de emprego no Brasil“.
TURISMO
Outro destaque anunciado nesta semana pela gestão municipal foi o crescimento do turismo. O setor de serviços foi o grande responsável pela alta do PIB em 2022, quando o Brasil registrou um crescimento de 2,9% em sua economia, segundo divulgou o IBGE, na quinta-feira, 2. O crescimento do setor de serviços, dentro do qual está incluído o turismo, foi de 24% no período.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-Ce), por exemplo, de janeiro de 2022 a janeiro de 2023, a ocupação hoteleira em Fortaleza cresceu 2,25 pontos percentuais. No último Réveillon, a taxa de ocupação registrada na capital cearense superou os 92%, quando no ano anterior ficou abaixo dos 85%. No Carnaval 2023, esse número foi de 81,12% no Município, contra 70,83% do ano passado.
O setor de bares e restaurantes também voltou a admitir novos funcionários. Na alta temporada mais recente, foram 15 mil contratos temporários em Fortaleza. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), Taiene Righetto, destaca que, apesar de ainda não poder falar em recuperação total do setor na capital cearense no pós-pandemia, ela vem acontecendo. “O faturamento tem crescido bastante”, diz.
