O Fortaleza joga nesta quinta-feira, 9, contra o Cerro Porteño-PAR, pela terceira fase preliminar da Libertadores da América. O jogo será disputado na Arena Castelão, às 19h, e equivale à partida de ida da terceira fase da Pré-Libertadores. A volta será disputada na próxima quinta, 16, também às 19h, em Assunção, no Paraguai. Inicialmente, as duas partidas aconteceriam às 21h, mas os horários foram alterados pela Conmebol. Após golear o Maldonado na última partida pela competição, o Leão deve contar, novamente, com casa cheia.
Para quem não for ao Castelão, o jogo terá transmissão exclusiva do serviço de streaming Paramount+.
O Fortaleza chega para o confronto vindo de uma derrota de 2 a 0 para o Ceará, no último domingo, 5, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Apesar do revés, o Leão do Pici segue como líder do Grupo A da competição. No Campeonato Cearense, o Tricolor pega o Ferroviário pelas semifinais do torneio em jogos que serão disputados nos dias 12 e 19 deste mês.
Na Libertadores, o escrete vermelho-azul-e-branco passou do Deportivo Maldonado-URU na segunda fase com placar agregado de 4 a 0. Após empate sem muita emoção na partida de ida, no Uruguai, o Fortaleza aplicou uma goleada de quatro gols na volta, no Castelão.
O ADVERSÁRIO
Equipe tradicional do Paraguai, o Cerro Porteño já disputou 41 edições da Libertadores, sendo, portanto, o quarto clube com mais participações na competição continental. Apesar do número elevado de disputas, o Ciclón, como é conhecido, nunca foi campeão.
Com quatro vitórias em oito jogos disputados no ano, o Cerro vem de um empate por 2 a 2 contra o rival Olimpia, pela sexta rodada do Campeonato Paraguaio. Apesar de ocupar a quarta posição do torneio nacional, o clube ainda não perdeu no ano (quatro vitórias e quatro empates). Dos triunfos de 2023, dois deles foram obtidos na fase anterior da Pré-Libertadores, quando bateu o Curicó Unido, do Chile, por 1 a 0 nos dois jogos.
Como destaque da equipe, o atacante paraguaio Robert Morales possui 4 gols na temporada. Com apenas 23 anos, o jogador é uma das promessas do elenco, e pode dar trabalho à defesa do Tricolor do Pici.
O CONFRONTO
Esta será a segunda vez que o Fortaleza joga contra uma equipe paraguaia. No primeiro confronto, em 29 de julho de 2001, o Leão do Pici venceu o Libertad pelo placar de 1 a 0, em amistoso disputado no estádio Presidente Vargas. Na disputa desta quinta-feira, entretanto, o Leão tem muito mais em jogo, logicamente. Além de classificação à fase de grupos, a equipe vencedora pode faturar cerca de R$ 15,54 milhões.
Como desfalques, os atletas Pedro Rocha e Lucas Esteves estão no departamento médico do Leão, e o lateral direito Dudu é dúvida para o confronto, após ser substituído no Clássico-Rei sentindo dores. Uma novidade que pôde ser observada no treino da última segunda-feira, 6, é o retorno do atacante Moisés, fora dos trabalhos com a equipe desde o dia 17 de janeiro, submetido a uma cirurgia após fratura no quinto metatarso do pé direito. O jogador, entretanto, ainda não foi confirmado nos relacionados da equipe.
Outras adições para o jogo contra o Cerro são os atletas Yago Pikachu e Emanuel Brítez, que estavam suspensos durante a segunda fase preliminar da Libertadores da América. Os dois jogadores haviam sido expulsos nas últimas partidas de seus respectivos times nos torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) do ano passado. Para a partida contra o Cerro, o técnico Juan Pablo Vojvoda deve ir a campo com: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules, Pochettino, Calebe; Thiago Galhardo e Romarinho.
O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira, 16, também às 19h, em Assunção, Paraguai. A equipe classificada irá disputar a fase de grupos da Libertadores da América, já a eliminada vai disputar a Sul-Americana, segundo torneio mais importante do continente.