O Fortaleza joga contra o Libertad/PAR nesta terça-feira, 8, às 19h, na Arena Castelão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com placar agregado de 1 a 0 para o Tricolor do Pici, o clube precisa apenas de um empate para se classificar às quartas de final. A partida será transmitida pelo Paramount+. A promessa é de casa lotada. Até esta segunda-feira, 7, já haviam sido confirmados mais de 50 mil tricolores no Castelão.
Precisando de apenas um empate, o Leão vai para a partida buscando a classificação histórica para as quartas. Caso se classifique à próxima etapa, o clube iguala o Ceará na melhor participação de um cearense na Sul-Americana – em 2022, o Ceará chegou às quartas. Se na Sul-Americana o cenário para o Leão é o ideal, no Brasileirão o clube não vem muito bem. Nos últimos quatro jogos pela competição foram quatro derrotas, para Cuiabá/MT, Palmeiras/SP, Red Bull Bragantino/SP e Goiás. Se há poucas rodadas o Fortaleza buscava entrar no G4, atualmente na 13ª posição da Série A, o escrete está a apenas cinco pontos do Z4.
No último jogo do duelo das oitavas, em Assunção, capital do Paraguai, o Fortaleza venceu o Libertad por 1 a 0, com gol de Zé Welison. Na ocasião, o Tricolor do Pici foi para o confronto com surpresas dentre os onze iniciais, como o atacante Guilherme e o estreante Pedro Augusto. Guilherme, aliás, foi o autor da assistência do gol da equipe. Com apenas Pedro Rocha e Hércules como desfalques, o Fortaleza vai para o confronto com todos os outros jogadores disponíveis. A escalação, no entanto, não deve ser a mesma do primeiro jogo, já que Vojvoda tende a realizar alterações nos onze iniciais em praticamente todos os jogos.
A possível escalação para o Leão do Pici é a seguinte: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison, Pochettino; Pikachu (Calebe), Lucero e Guilherme. Caso se classifique para a próxima etapa, o Fortaleza recebe premiação financeira de US$ 600 mil (cerca de R$ 3 milhões). O vencedor do confronto disputa as quartas contra Red Bull Bragantino ou América/MG.
OPERAÇÃO ESPECIAL
Para a partida, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) preparou uma operação especial para facilitar o acesso dos torcedores à Arena Castelão. Com um efetivo de 40 agentes. A atuação terá início às 13h e seguirá até 22h.
O órgão vai disciplinar a circulação de veículos nas avenidas do Contorno, Alberto Craveiro, Paulino Rocha e rotatória do Castelão. Para facilitar a travessia de pedestres, alguns trechos serão contemplados com cones para induzir a redução de velocidade. Ao fim do jogo, o deslocamento será facilitado com a abertura do canteiro central da Av. Paulino Rocha, próximo ao portão de saída do estacionamento.