Voltar ao topo

25 de março de 2025

Fortaleza investe em criação de espaços verdes na cidade

A iniciativa incentiva o plantio de árvores em ruas, praças e até mesmo em residências
Seuma promove preservação ambiental com distribuição de mudas (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza)

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza está trabalhando para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e incentivar práticas sustentáveis. A ação é feita por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e oferece aos cidadãos uma forma acessível e prática de se envolver na criação de espaços verdes. Com essa iniciativa, o órgão incentiva o plantio de árvores em ruas, praças e até mesmo em residências, promovendo a preservação ambiental e minimizando os impactos da urbanização.

Outro importante programa é o Árvore na Minha Calçada, em que os cidadãos interessados podem solicitar o plantio de árvores. O pedido pode ser feito tanto presencialmente, na sede da Secretaria, quanto por meio dos canais de atendimento disponíveis. “Para atendermos ao pedido, é necessário que o cidadão nos forneça o endereço completo, incluindo o CEP, pelo telefone ou outro meio de contato disponibilizado. Após receber as informações, uma equipe realizará uma análise do local e agendará o plantio”, explica o secretário municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, João Vicente.

Os cidadãos têm à disposição uma ampla variedade de espécies de árvores, oferecidas no mudário da Seuma. Essa diversidade de opções permite que cada pessoa escolha a espécie mais adequada ao seu espaço e à sua região, levando em consideração aspectos como clima, tipo de solo e os benefícios ambientais. Além disso, a variedade de espécies favorece a criação de áreas verdes mais equilibradas e ecologicamente diversas, fundamentais para a saúde do ambiente urbano e o bem-estar da população.

A doação de mudas vai além da arborização, representando um passo importante na construção de uma cidade mais sustentável e conectada com a natureza. “Com o apoio da comunidade, é possível criar espaços verdes que contribuem para a melhoria da qualidade do ar, o controle das temperaturas urbanas e a promoção da biodiversidade local”, destaca João Vicente.

[ Mais notícias ]