A Prefeitura de Fortaleza inicia nesta segunda-feira (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O foco é prevenir contra a paralisia infantil. Também na mesma data, os fortalezenses pertencentes ao público-alvo – pessoas de grupos prioritários ou crianças de seis meses até menos de quatro anos que não estão com o esquema vacinal completo – poderão ter acesso à vacina contra a covid-19, da fabricante Moderna, que possui reforço contra a subvariante Ômicron XBB 1.5.
As vacinas contra a covid-19 e poliomielite estarão disponíveis nos 119 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana, duas unidades ficam abertas conforme programação divulgada nos canais oficiais da Prefeitura. Não há necessidade de agendamento.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai do dia 27 de maio a 14 de junho. No período, pais e responsáveis terão a oportunidade de reforçar a proteção das crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite, a partir de dois imunizantes: vacina oral poliomielite (VOP) e vacina inativada poliomielite (VIP). De acordo com a Prefeitura, cerca de 149 mil crianças de 15 meses (1 ano e 3 meses) a menores de 5 anos estão aptas a receber a dose de reforço da campanha de forma indiscriminada.
Segundo a gestão municipal, crianças menores de 1 ano que não tenham iniciado ou completado sua vacinação, devem aproveitar a campanha para atualizar seu esquema vacinal. Atualmente, 4.223 fazem parte deste grupo. Além do período de campanha, quando são aplicadas doses de reforço, a imunização contra a Poliomielite ocorre de forma rotineira, nas unidades de saúde:
- 1ª dose: aos 2 meses, através de vacina injetável (VIP);
- 2ª dose: aos 4 meses, através de vacina injetável (VIP);
- 3ª dose: aos 6 meses, através de vacina injetável (VIP);
- 1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP);
- 2º reforço: menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP).
*Além do esquema vacinal, doses de reforço são aplicadas durante o período de campanha
A partir do segundo semestre de 2024, por orientação do Ministério da Saúde (MS), haverá a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). O esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, visando aumentar a proteção do público-alvo.
REFORÇO CONTRA A COVID-19
A disponibilização da vacina contra covid-19 fabricada pela Moderna, conforme a Prefeitura, prioriza completar o esquema vacinal das crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Além deste público, o imunizante busca reforçar a proteção para os grupos prioritários, que são pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas mais graves da doença. Para este grupo, é indicada uma dose de reforço anual (ou a cada seis meses, dependendo do grupo). Ao todo, o Município recebeu 30.900 doses do imunizante da fabricante Moderna contra a covid-19.
Grupos prioritários:
- Pessoas de 60 anos ou mais;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
- Pessoas imunocomprometidas;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade; (≥ 18 anos);
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.