Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Fortaleza inicia Campanha de Vacinação Antirrábica e quer vacinar 520 mil cães e gatos

Durante a campanha de 2023, foram vacinados mais de 306 mil animais
Foto: Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Na manhã desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Fortaleza deu início à Campanha Antirrábica 2024, que promete vacinar 520 mil cães e gatos com mais de três meses de vida, até o dia 10 de dezembro. Embora não haja meta definida para felinos, o Ministério da Saúde (MS) busca possuir um alcance de 80% de cobertura vacinal para cães. O evento de lançamento da campanha aconteceu na Praça do Jardim União e contou com a presença do prefeito José Sarto e outras autoridades.

Além da saúde animal, a vacina antirrábica é de grande importância para a proteção humana, impedindo a transmissão da doença animal para as pessoas. Na cerimônia, também foram realizados testes rápidos de leishmaniose (calazar).

O prefeito José Sarto (PDT) destacou a importância da campanha para o bem-estar animal e a saúde pública, devido ao alto índice de letalidade da raiva humana. “A raiva é uma doença com quase 100% de letalidade, transmitida pela saliva e mordida de animais. Em 2024, tivemos oito casos no Brasil, o que parece pouco, mas não é, pois, a contaminação praticamente não permite a sobrevivência. É essencial que os tutores levem seus pets para vacinação. Em breve, realizaremos um Dia D com mais de 200 pontos espalhados pela cidade”, ressaltou Sarto.

Para a vacinação, é necessário levar os cães com coleira e, caso sejam agressivos, com focinheira. Os gatos devem estar em caixas de transporte para evitar fugas e acidentes. Os tutores são orientados a garantir que apenas adultos conduzam os animais até o local. Durante a campanha de 2023, foram vacinados mais de 306 mil animais somente em Fortaleza.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), de segunda a sexta-feira. Para mais informações sobre a Campanha Antirrábica 2024, acesse o site da Prefeitura de Fortaleza.

[ Mais notícias ]