Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Fortaleza inaugura Casa do Turista da Beira-Mar; veja o que funciona no local

O equipamento foi entregue na noite desta terça-feira, 31.
Foto: Kiko Silva/Prefeitura

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira, 31, a Casa do Turista da Beira Mar. Localizado no calçadão, ao lado do novo skatepark, o local é um ponto de apoio para os visitantes, com atendimento bilíngue todos os dias, das 12h às 20h. A estrutura disponibiliza informações úteis sobre Fortaleza, como opções de passeios, locais de compras e localização de caixas eletrônicos e casas de câmbio, e o turista pode tirar dúvidas, consultar um mapa interativo da cidade e usar o serviço de wi-fi grátis do local.

Para o prefeito em exercício, Élcio Batista, a Beira-Mar é o epicentro do turismo da cidade e por isso ele acredita ser essencial que este tipo de equipamento possa informar os turistas sobre cultura, gastronomia, entretenimento, lazer, compras, e tudo mais que possa situá-los na cidade.

“A Casa do Turista é mais um grande passo que estamos dando para posicionar Fortaleza no cenário nacional e internacional. A nossa gestão é marcada pela aceleração e pela transformação voltadas para a economia criativa, para comércio e serviços, com planejamento integrado com outras secretarias. E as atividades econômicas da Beira-Mar de Todos, como é chamada, impactam em toda a cidade”, afirmou.

O espaço também conta com material informativo sobre os projetos da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), como, por exemplo, a Rota da Cachaça, a Rota do Sol Nordeste, a Escola de Turismo, o programa Praia Acessível, além dos locais que possuem o selo Fortaleza Pet Friendly.

Além disso, conforme o titular da Setfor, Alexandre Pereira, o ponto também irá dispor de “discount tickets”. “Assim como já existe na Europa, os turistas podem vir ao local para pegar descontos de passeios, de restaurantes, de hotéis. A gente também vai ter aqui as associações de hotéis, bares e restaurantes, de agência de viagens, dos guias, para dar informações para que o turista possa acompanhar a programação da cidade”, destacou.

Rayane Souza veio da cidade de Sinop, no Mato Grosso, com o marido e os três filhos e é recém chegada à Capital. Ela foi informada sobre a Casa do Turista no hotel onde está hospedada e veio conferir a estrutura. No local, por ocasião da inauguração, estavam sendo servidos aperitivos aos visitantes. “Fomos convidados para degustar algumas cachaças e comidas regionais, e descobrimos alguns locais que agora queremos conhecer. Achei muito legal poder vir aqui. Ficaremos até domingo e queremos aproveitar até o último momento”, declarou.

Parcerias

A Casa do Turista da Beira-Mar possui parcerias com os serviços da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-Ce), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Ceará), a Fortaleza Convention & Visitors Bureau/Visite Ceará, o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur-CE) e o Instituto Cultural Iracema.

O representante da Abrasel, Rodolfo Trindade, ressaltou que a parceria funciona para proporcionar ao turista maior acesso ao leque de serviços disponíveis. “Dessa forma, por exemplo, os turistas poderão conhecer as diferentes vertentes do setor de alimentação fora do lar, bem como as vidas noturna e diurna e a diversidade da nossa culinária. Na Casa do Turista, o aconselhamento será humanizado e feito da melhor forma possível”, disse.

Novos permissionários

Na ocasião, também foram entregues os termos de permissão de vendas de pacotes turísticos a 41 promotores que atuam na Beira-Mar. De acordo com Alexandre Pereira, antes da organização da orla, havia a venda de pacotes de turismo sem a devida regulamentação por parte da Prefeitura e da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (Abav-CE). O trabalho foi articulado por meio da parceria com a Regional 2, que cadastrou esses novos permissionários no Ministério do Turismo.

“Todos eles passaram por capacitação e agora vendem pacotes de agências credenciadas. Essa é uma forma que a Prefeitura encontrou para garantir maior segurança para esse turista, que poderá ter confiança naquele serviço que estará contratando”, explicou.

Turismo da Beira-Mar em números

Uma média de 70 mil pessoas circulam no calçadão da Beira-Mar diariamente. Em momentos de pico, como a alta estação, o número chega a 120 mil, conforme estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Somente no último período de alta estação (dezembro de 2021 e janeiro de 2022), Fortaleza recebeu cerca de 500 mil turistas, o que representa mais de R$ 1,4 bilhão na economia da cidade nesse período.

Além disso, a Capital ficou em segundo lugar entre os destinos mais buscados pelos brasileiros no primeiro trimestre de 2022, atrás apenas de Salvador, conforme Pesquisa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Atualmente, há outras quatro Casas do Turista na cidade: no Aeroporto de Fortaleza; no Mercado Central; na 10ª Região Militar e no Estoril.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

[ Mais notícias ]