Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Fortaleza: grupo realizará Dia Mundial da Limpeza no Parque Rio Branco

Evento contará com coleta de resíduos pelo espaço, rodas de conversa sobre a temática da preservação do parque, além de apresentação musical do Projeto Hanuman
Foto: Marlone Melo

Compartilhar:

Caio Salgueiro
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br

O Parque Rio Branco, unidade municipal localizada na avenida Pontes Vieira, no bairro Joaquim Távora, receberá o Movimento ProParque no próximo sábado, 17, às 9 horas, data em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza. O evento contará com coleta de resíduos pelo espaço, rodas de conversa sobre a temática da preservação do parque, além de apresentação musical do Projeto Hanuman.

Um dos organizadores do projeto, Bruno Calaça explica que o evento tem um compromisso com a defesa ambiental. “Nós, do Movimento ProParque, acreditamos em iniciativas que prezam pela melhora da relação com a Natureza, então, mutirões de limpeza, são bem-vindas para que possamos ter experiências práticas que fortaleçam os vínculos e proporcione integração socioambiental, com viés sustentável, na população.” O integrante do grupo pontua também a importância da preservação na Capital.

“Em seu percurso de desenvolvimento, Fortaleza perdeu uma parte significativa da sua área verde preservada. É preciso manter as que estão e fomentar, ao mesmo tempo, a preservação das novas e vulneráveis. Espaços de proteção ambiental, bem como praças e espaços compartilhados com a Natureza, merecem nossa atenção integral pela urgência que é a pauta ambiental no mundo, bem como os benefícios que ela traz, como melhora na qualidade de vida e na saúde mental, por exemplo, a partir do momento em que você pode acessar um ambiente com essência da Natureza, com suas árvores nativas e sua fauna preservada. Fortaleza tem uma grande oportunidade, a partir do conhecimento, de expandir a sua relação com os espaços preservados”, completa o ambientalista.

O evento se inicia com acolhimento ao público interessado presente. Às 9h30, será dado início à visita guiada pelo Parque Rio Brancio, explicando as atividades já realizadas nele e o que o espaço tem a oferecer, além da coleta dos resíduos de plástico, papel, papelão e alumínio.

Após o término da visita guiada, o público se reunirá no anfiteatro do parque, onde terá roda de conversa sobre o potencial da unidade. Os organizadores indicam que as pessoas interessadas no evento devam ir com roupas confortáveis, tênis e protetor solar.

PARQUE RIO BRANCO
Em maio deste ano, a Prefeitura de Fortaleza anunciou que o Parque Rio Branco e as demais unidades de conservação da cidade iriam receber planos de manejo para nortear a gestão ambiental dos espaços. Em junho, a gestão também anunciou que haveria reforma completa no espaço, prevendo transformações no anfiteatro, academias, playground, estacionamento e prédio da Urbfor.

Foram prometidas Areninha para futebol, quadra de beach tennis, mesa de jogos, pet place, cafeteria e quiosques no local. Procurada pela reportagem, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) respondeu que o processo de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela confecção do plano de manejo ainda segue em aguardo.

O Parque Rio Branco foi criado em 1976 e abrange os bairros Joaquim Távora, São João do Tauape, Dionísio Torres, Fátima e José Bonifácio. O local recebeu esse nome por comportar a nascente do Riacho Rio Branco. Com um total de 77.089,50 m², o parque é uma Área de Proteção Permanente (APP) destinada ao lazer da população fortalezense.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
Criado em 2018, o Dia Mundial da Limpeza é celebrado anualmente desde então no dia 17 de setembro, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da limpeza dos espaços públicos para gerar uma melhora ambiental do planeta.

[ Mais notícias ]