Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Fortaleza goleia o Santos e quebra sequência negativa no Brasileirão

Com o desfecho do jogo, a equipe de Vojvoda avança para a 11ª posição na tabela
Machuca comemora o gol contra o Santos. Leonardo Moreira/FEC

Compartilhar:

Após encarar uma série de quatro derrotas, o Fortaleza fecha o primeiro turno do Brasileirão com um brilhante retorno à vitória. A equipe liderada por Juan Pablo Vojvoda não poupou esforços e goleou de 4 a 0 sobre o Santos, na Arena Castelão, neste domingo (13). Machuca, Caio Alexandre e um gol contra de Basso, com contribuição de Bruno Pacheco, foram responsáveis pelos gols que ecoaram na partida.

No primeiro tempo entre Fortaleza e Santos, a partida não teve grandes lances. O Tricolor manteve o controle da partida, mas encontrou dificuldades em traduzir isso em bons lances contra o Peixe. Os momentos mais promissores se originaram em jogadas paradas, com Brítez aproveitando para tentar o cabeceio em pelo menos três ocasiões. Marinho também arriscou um chute de fora da área.

Com o Leão pressionando a saída de bola do adversário, e o Peixe se encolhendo defensivamente, ambas as equipes se enredaram no meio-campo. Por causa disso, as laterais ganharam grande protagonismo. O Peixe teve pouca presença no ataque. Porém, do meio para o final do primeiro tempo, o time paulista demonstrou boas investidas com João Lucas pela direita, assim como Furchs e Jean Lucas.

Lucas Braga também quase balançou as redes, mas se viu bloqueado pela defesa tricolor. O Santos ainda tentou com Jean Lucas, que mirou no gol, porém João Ricardo segurou a bola. Em outro lance, após uma combinação entre Galhardo e Zé Welison, a bola sobrou para Machuca, que buscou a abertura do placar, mas a bola se desviou.

A segunda etapa trouxe mais movimentação. O Fortaleza passou a fazer passes com maior precisão, e o Santos também entrou em cena. Contudo, o Tricolor assumiu a ofensiva e abriu o placar aos 13 minutos. O direita Pochettino entregou um passe para Machuca, que disparou em alta velocidade e chutou com força para marcar seu primeiro gol com a camisa do Leão.

Pelo lado do Santos, Jean Lucas serviu Patati, que arriscou o chute, mas João Ricardo executou boa defesa. Em outro lance, Soteldo acionou Jean Lucas, que escapou da marcação e finalizou em direção ao gol. No entanto, João Ricardo se adiantou e segurou a bola com maestria. Logo em seguida, o controle da partida pertenceu integralmente à equipe de Vojvoda. O segundo gol do Leão veio de uma cobrança de escanteio. Após o cruzamento na área, a bola desviou em João Basso, do Santos, e morreu no fundo das redes aos 34 minutos.

O terceiro gol do Fortaleza não tardou a surgir. Aos 37 minutos, Pikachu se lançou em velocidade pela linha de fundo e, no limite, cruzou para Caio Alexandre, que surgiu desmarcado e impulsionou o terceiro tento do Leão. Os minutos finais do jogo estavam fervendo. Aos 45 minutos, Zé Welison passou a bola para Bruno Pacheco. Sem a sombra da marcação, o jogador disparou um chute forte, concretizando o quarto gol e marcando sua estreia no time tricolor. O placar final exibiu a imponente vantagem de 4 a 0 para o conjunto cearense.

Próximo desafio

O Leão volta a celebrar uma vitória em sua arena após um mês de altos e baixos. Entre três partidas disputadas, duas resultaram em derrotas pela Série A e um empate na Sul-Americana. A última vitória foi em julho, quando enfrentou e venceu o Athletico-PR. Com o desfecho do jogo, a equipe de Vojvoda avança para a 11ª posição na tabela. Por outro lado, o Santos, derrotado, afunda para a zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição com 18 pontos.

No próximo desafio do Tricolor do Pici, está agendado um confronto contra o Internacional, no próximo sábado (19), no Beira-Rio. Por sua vez, o Peixe receberá o Grêmio na Vila Belmiro, em um duelo programado para o próximo domingo (20).

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.