O Fortaleza goleou o Estudiantes de Mérida/VEN por 6 a 1 nesta quinta-feira, 4, pela Copa Sul-Americana, na Arena Castelão. Com o resultado, o Leão do Pici chega a sua terceira vitória em três jogos, somando os nove pontos possíveis até o momento na competição. O segundo colocado, San Lorenzo/ARG, possui quatro pontos, cinco a menos que o Tricolor.
PRIMEIRO TEMPO
Apesar do resultado elástico a favor do Fortaleza, o primeiro ataque do jogo foi do clube venezuelano. Aos 5 minutos, Canelón, ala esquerdo do Estudiantes de Mérida, invadiu a área tricolor pela esquerda no que poderia ser uma boa chance para os visitantes, mas finalizou fraco nas mãos de Fernando Miguel.
Aos 10 minutos, o Fortaleza chegaria a sua primeira boa chance, em uma finalização de fora da área de Thiago Galhardo. Mas Guilherme estava impedido no começo do lance. Aos 24, entretanto, o atacante estava em condições normais ao receber cruzamento de Tinga, mas chutou em cima da defesa adversária. No mesmo lance, porém, um possível toque de mão fez com que o juiz Jhon Hinestroza fosse verificar no VAR a possibilidade de pênalti, o que se confirmou após cerca de 3 minutos de verificação. Na cobrança, aos 28, Yago Pikachu abriu o placar para o Leão. 1 a 0 Fortaleza.
Aos 38 minutos, o Tricolor viria a balançar as redes novamente. Depois de finalização de Pikachu, e defesa do goleiro Velásquez, a bola sobrou com Guilherme, que apenas empurrou para o gol adversário. O atacante, entretanto, estava impedido novamente. Quatro minutos depois, no entanto, o jogador seria importante para a ampliação do marcador. Guilherme, aos 42 minutos, viu Zé Welison adentrar a área adversária, tocando em profundidade para o companheiro de equipe. O volante, então, dominou a bola tirando do marcador adversário, e finalizou sem chances para o goleiro. 2 a 0 Tricolor do Pici.
Aos 47, o goleiro Velásquez fez ótima defesa em finalização de Tinga. No último minuto do primeiro tempo, aos 49, após cruzamento na área de defesa do Fortaleza, a bola sobrou com o atacante Luis Arenas, que chutou alto, sem chance de defesa para Fernando Miguel. Diminui o adversário, 2 a 1 Leão.
SEGUNDO TEMPO DE SUSTO E GOLEADA
Logo aos 5 minutos da etapa final, o clube venezuelano chegaria a empatar a partida, novamente com Arenas. Mas o atacante estava em posição de impedimento. Aos 17 minutos, Zé Welison finalizou de fora da área, mas a bola passou ao lado da meta do goleiro Velásquez. Aos 25, Calebe, que entrou durante o jogo, foi derrubado dentro da área, o que se configurou em um novo pênalti para o Fortaleza. Na cobrança, Thiago Galhardo marcou o terceiro gol tricolor. 3 a 1 Leão.
Aos 30 minutos, um golaço do Tricolor do Pici. Zé Welison roubou a bola na intermediária adversária e tocou para Calebe, que, de primeira, acionou Thiago Galhardo. O atacante, de cabeça, tabelou com o meio campista, que, dentro da área, finalizou sem chances de defesa para o goleiro do clube venezuelano. 4 a 1 para os mandantes. Aos 41, mais um belo gol para o Fortaleza. Moisés, da linha do meio do campo, foi levando a bola até a entrada da área, para, então, finalizar alto, no ângulo da meta dos visitantes. 5 a 1 para o Clube da Garotada.
Ainda havia tempo para mais um. Aos 46, já nos acréscimos, Yago Pikachu cobrou o escanteio com maestria, na cabeça de Silvio Romero, que cabeceou forte, para fechar o marcador. 6 a 1 Fortaleza, e 100% de aproveitamento na Sul-Americana.
CLASSIFICAÇÃO NA SUL-AMERICANA E PRÓXIMOS JOGOS
Com o resultado, o Fortaleza chega aos nove pontos no Grupo H da competição internacional, líder isolado com cinco pontos de vantagem para o segundo e terceiro colocados, San Lorenzo e Palestino/CHI, respectivamente. Na Sul-Americana, apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente à fase de oitavas de final, com os segundos dos grupos disputando uma fase a mais com os terceiros colocados dos grupos da Libertadores, para definir os outros oito classificados às oitavas da Sula.
O próximo jogo do Fortaleza na temporada é contra o Corinthians/SP, na Neo Química Arena, em São Paulo-SP. O jogo será na segunda-feira, 8, às 20h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Leão pode assumir a liderança da competição, caso vença o Timão, e o Botafogo/RJ, líder do Brasileirão, não vença o Atlético-MG, no domingo, 7.