Fortaleza recebe, a partir desta quinta-feira (16), um reforço em 40 linhas de ônibus da Capital, que contarão com 52 novos veículos. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto (PDT), nesta quarta-feira (15), após reunião com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
“Nós estamos acrescentando 52 veículos novos na frota da Capital, o que vai gerar um impacto imediato em 40 linhas. Isso significa cerca de 27 mil pessoas beneficiadas diariamente. E são veículos modernos, não poluentes, que vão começar a rodar a partir de amanhã“, afirmou o prefeito José Sarto.
Nesta semana, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) cobrou informações sobre uma possível redução do número de viagens de algumas linhas de ônibus em circulação na capital cearense. O órgão de defesa do consumidor questionou a motivação para a possível redução do número de viagens e se a demanda em alguns bairros diminuiu ou não.
“Diariamente nós avaliamos a demanda transportada. Na segunda-feira houve um acréscimo de 10 veículos nas linhas onde se verificou um excesso de lotação ou muito tempo de espera. A gente age nesses dois sentidos, e esses 52 novos veículos vão contribuir para que a gente ofereça um serviço melhor“, explicou Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.
Segundo Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, o acréscimo no número de veículos será realizado em caráter imediato, para atender com urgência as demandas da população.
“Vamos ampliar a frota de várias linhas de Fortaleza, algumas com características mais críticas, outras em que o aumento atende a várias estratégias operacionais. Além disso, nós também vamos incluir coletivos modelo Euro Seis, não poluentes, que não emitem gases nocivos na cidade. São veículos com suspensão pneumática, ar-condicionado, porta USB para carregar telefone, todo um pacote de modernidade que vamos entregar para a população”, ressaltou Dimas.