Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Fortaleza ganha mais um parque urbano com foco no uso coletivo

Compartilhar:

Com recente reestruturação do Parque Ambiental do Passaré, capital cearense passou a ter pelo menos seis parques urbanos voltados ao uso coletivo

Priscila Baima
priscila.baima@opiniaoce.com.br

Parque faz parte do conjunto de ações urbanísticas para Fortaleza (Foto: Divulgação)

Com a recente reestruturação do Parque Ambiental do Passaré, Fortaleza passou a ter seis parques urbanos. O local, que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho, recebeu melhorias urbanísticas e de proteção, área de lazer, pista de caminhada com 12 km, academia ao ar livre e espaços de convivência.

Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões. Com funcionamento gratuito de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas, o espaço também recebeu uma Areninha e estacionamento com cerca de 200 vagas para carros, motos e motocicletas.
Com cerca de 12 mil m², o local possibilita ao visitante explorar a área verde sombreada por árvores nativas, visitar os animais silvestres e selvagens do Zoológico e ainda conhecer as diferentes espécies de árvores e plantas cultivadas no Horto Municipal.

Na entrega, na última quinta-feira (14), a Prefeitura realizou distribuição de mudas. O equipamento ganhou ainda caramanchões, projeto paisagístico, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre em contato com a natureza. O Horto Florestal Falconete Fialho possui uma área de 11,5 hectares de área verde. No espaço, são cultivadas mais de 275 espécies vegetais, entre elas, mudas florestais, frutíferas, ornamentais e típicas da caatinga.

Administrado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), o espaço é responsável pelo fornecimento das plantas para compor o paisagismo de ruas e avenidas de Fortaleza, dentro de um programa de plantio de árvores na Capital.

No Zoológico Municipal Sargento Prata, as pessoas podem ver de perto espécies exuberantes e curiosas como a arara vermelha, o urubu-rei e o gato-mourisco. Além de tartarugas, jacarés, macacos, entre outros. O espaço abriga, ao todo, 160 animais de 44 espécies, entre mamíferos, répteis e aves.

CIDADE DA CRIANÇA
Em dezembro de 2021, o Parque Cidade da Criança, no Centro, foi reinaugurado. O espaço de 27 mil m² de área, totalmente urbanizado e restaurado, conta com novo piso acessível e drenante, iluminação em LED, mobiliários urbanos, bicicletário, paisagismo e áreas de praça, garantindo atividades ao ar livre com vasto sombreamento natural.

As obras fazem parte do programa Juntos por Fortaleza, que consiste no conjunto de ações integradas entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará. Orçado em cerca de R$ 10 milhões, recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o projeto de requalificação contemplou a restauração dos nove prédios históricos existentes, com serviços de reforma, pintura e recuperação dos vitrais e adornos das edificações.

Todos os postes e estátuas do parque também receberam tratamento especial, com restauro manual dos elementos e pintura nas cores originais das esculturas. As obras também permitiram a criação de novos espaços, como o Memorial da Liberdade e a Casa do Ciclista.

[ Mais notícias ]