Voltar ao topo

22 de março de 2025

Fortaleza entra 2023 com 1 milhão de pessoas no aterro

Festa de dois dias contou com nomes locais e nacionais, inovação na queima de fogos e iniciativas sustentáveis
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Fortaleza celebrou neste fim de semana a virada do ano com festa no Aterro da Praia de Iracema – a celebração teve início na sexta-feira, 30, e se encerrou no domingo, 1º. Segundo a Prefeitura, realizadora do evento, o público foi de um milhão de pessoas. A virada de 2022 para 2023 aconteceu ao som do DJ Alok. Houve também a chegada de Waldonys, para cantar, de paraquedas, na abertura do segundo dia. Ao todo, foram 19 atrações.

Logo após Waldonys, a cantora Camila Marieta, do The Voice Brasil, cantou clássicos da música cearense e canções autorais junto ao forrozeiro. A maranhense Alcione, diva do samba-canção, celebrou o retorno dos grandes espetáculos presenciais e elogiou a energia do povo da capital cearense.

“Todos nós estávamos com saudade dos shows. Esse país não pode viver sem alegria, sem espetáculos presenciais. Estou muito feliz por estar aqui em Fortaleza, no Nordeste e perto do meu Maranhão, trazendo toda a energia de lá.” Para Alceu Valença foi “um prazer e uma honra celebrar o Réveillon em Fortaleza.” “Para 2023, devemos projetar muita alegria e paz para o planeta.” Este ano, afirma a gestão municipal, o cachê dos artistas foi pago pelos patrocinadores da festa.

A primeira atração a começar no ano novo foi Nando Reis, cantando clássicos de sua carreira solo e dos Titãs. As últimas atrações da madrugada foram o sertanejo Luan Santana e a forrozeira Mari Fernandez.

Este ano, o tempo de queima de fogos foi reduzido e contou com artifícios de baixa intensidade sonora, tendo em vista o bem-estar de crianças, idosos e pessoas autistas. O Réveillon também buscou reciclar os resíduos sólidos com apoio de equipamentos instalados ao longo da orla, uma iniciativa do projeto Re-ciclo, uma parceria entre a startup Solos, Ifood e Prefeitura.

“Nós sancionamos uma lei que limita o uso de fogos de artifício barulhentos, pois existem pessoas com hipersensibilidade sensorial. Nós fizemos isso pensando no bem-estar de crianças, idosos, pessoas com autismo e animais”, disse o prefeito José Sarto, presente na festa.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego, com 226 agentes e orientadores no entorno do Aterro da Praia de Iracema, local onde foram instalados três Postos Médicos Avançados (PMA), com um total de 78 profissionais atuando neste período.

[ Mais notícias ]