A capital cearense amanheceu, nesta sexta, 1º, com precipitações em todo o seu território. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram 130 mm de chuvas em todos quatro os postos informados (Pici, Água Fria, Castelão e Caça e Pesca).
O prognóstico ocorre logo após o fim do março mais chuvoso de Fortaleza desde 1973. No mês passado, conforme balanço parcial do órgão, o acumulado foi de 638,4 milímetros, superando os 617,4 mm de março de 1986 e o total de chuvas entre todos os municípios cearenses em março deste ano. Logo após a Capital vêm Granjeiro e Várzea Alegre, ambos no Cariri, com 551,7 e 551,5 milímetros, respectivamente.
“As precipitações em Fortaleza ficaram ainda acima da normal climatológica, com um desvio de 97%. Tal cenário foi permitido devido, em maior parte, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará nesta época do ano”, disse o órgão.
Previsão para o Ceará
A faixa litorânea, que comporta Fortaleza, e a parte oeste do Estado (Ibiapaba e oeste do Sertão Central e Inhamuns) concentram maior volume de chuva nesta sexta, apesar de o cenário ser favorável para precipitações em todas as macrorregiões.
“Em geral, as precipitações que estão acontecendo neste mês de março e ainda aquelas esperadas para os próximos dias têm relação com a formação de áreas de instabilidade oriundas da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade”, explica a Funceme.