O Fortaleza empatou no zero a zero com o Santos em partida deste domingo, 24, pela 19ª rodada do Brasileirão na Arena Castelão. Ao fim do primeiro turno do campeonato, o Leão esteve na lanterna, posição a qual voltou nesta data, por 14 rodadas. Com isso, a permanência do clube cearense na série A do Brasileiro fica cada vez mais difícil.
O Tricolor voltou à última posição na tarde deste domingo, após vitória do então lanterna Juventude sobre o Ceará. O time gaúcho somou 16 pontos, enquanto o Fortaleza somou 15. Apesar disso, a recuperação é possível, já que a diferença entre o primeiro time fora da Z4 e o Leão é de cinco pontos.
No primeiro tempo, dois lances do Fortaleza foram perigosos para o Peixe, apesar da disputa equilibrada entre os dois times. Aos 11 min, Crispim fez um cruzamento longo para Romarinho, que dominou no peito e finalizou sem sucesso.
Aos 22 min, Moisés deu passe para Silvio Romero na entrada da área, que mandou a bola para o gol, mas foi apalmada pelo goleiro João Paulo. Já no fim do primeiro tempo, aos 43 min, Romero aproveitou sobra de bola sobrar para avançar sobre o Santos, mas a arbitragem marcou impedimento.
O segundo tempo começou com pressão para o Tricolor: aos 8 min, Lucas Braga passou a bola para Marcos Leonardo, que de dentro da área, arriscou, mas o goleiro Marcelo Boeck defendeu. Alguns segundos depois, Marcos Leonardo novamente finaliza após cruzamento de Lucas Barbosa. Marcelo Benevenuto, contudo, estava atento e evitou o gol por pouco.
De acordo com o departamento médico do clube, cinco atletas estão impossibilitados de participar dos treinos e das partidas oficiais. São eles: Tinga (segue tratamento após cirurgia para correção de uma lesão ligamentar no pé esquerdo), Zé Welison (estiramento muscular posterior coxa direita), Fernando Miguel (desconforto em posterior de coxa esquerda), Hércules (desconforto em adutor direito) e Matheus Vargas (edema posterior coxa direita).
Os atletas Zé Welison, Felipe, Titi, Marcelo Boeck, Ceballos e seguem pendurados. Lucas Crispim recebeu cartão amarelo no banco por reclamação e está suspenso do próximo jogo. Benevenuto, Juninho Capixaba e Thiago Galhardo também foram amarelados.
A próxima partida do Leão no Brasileirão é fora de casa contra o Cuiabá, no domingo, 31. Antes disso, o Fortaleza enfrenta o Fluminense nas quartas de final da Copa do Brasil, na quinta, 28.