Em partida na noite deste domingo, 12, na Arena Castelão, o Fortaleza empatou com o Athletico-PR por zero a zero. O jogo pela 11º rodada no Brasileirão foi morno, mas garantiu ao Leão mais um ponto na tabela. Isso contudo, não foi suficiente para tirá-lo da lanterna do campeonato.
Nos acréscimos do segundo tempo, o zagueiro tricolor Brayan Ceballos ainda teve uma chance de abrir o placar para o Pici em lance cara a cara com o goleiro Bento Matheus, mas chutou para fora.
O Fortaleza chegou com três desfalques para o duelo com o Athletico-PR. Tratam-se de Tinga, que passa por recuperação do pé esquerdo; Depietri, que também está no departamento médico; e Matheus Vargas, que está em transição. Além disso, Juninho Capixaba, Felipe, Robson e Pikachu chegaram pendurados. O último levou um cartão amarelo durante a partida e está suspenso do jogo contra o Avaí.
O time do Pici tem, agora, três pontos a menos que o vice-lanterna, Juventude, que tem 10 pontos. A diferença já chegou a ser maior. O Leão ganhou fôlego a mais no Brasileirão com vitória sobre o Flamengo no último dia 5, quando conseguiu um placar de 2 a 1, a única em onze jogos no campeonato.
Apesar da lanterna, o clube cearense tem mais um motivo para acreditar na recuperação: este foi o primeiro jogo no Brasileirão sem levar gols. A defesa tricolor comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda conseguiu segurar o resultado após sofrer 13 gols em dez partidas, tornando-se a quarta pior defesa do campeonato.
O treinador comentou sobre isso em coletiva pós-jogo contra o Goiás, em que o Leão levou o empate ao fim do jogo. “Temos que evitar esse tipo de gol e defender esses minutos (finais) porque são pontos importantes que desta maneira deixamos ir”, afirmou.
Por outro lado, o time vive bom momento na campana internacional. Classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Leão vai enfrentar o Estudiantes, da Argentina. A disputa de ida ocorrerá no dia 30, na Arena Castelão. Já a de volta será em 7 de julho, no Estádio Jorge Luis Hirschi.
A próxima disputa no Brasileirão é contra o Avaí na quinta-feira, 16, no Estádio da Ressacada, em Santa Catarina.
Recuperação na série A é prioridade
Apesar disso, a situação no Brasileirão parece pesar mais para o Fortaleza. O presidente do clube, Marcelo Paz, usou as redes sociais, na sexta, 10, para fazer um pronunciamento a respeito disso. Ele reconheceu o momento difícil no campeonato e garantiu que a gestão tem procurado reverter esse cenário.
“Nossa preocupação é com esse momento na tabela desconfortável, mas saibam que, internamente, temos trabalhado muito para sair dessa situação”, afirmou.
Paz disse, também, que a “recuperação já começou” para o Leão, dado que o time fez quatro pontos nos dois jogos anteriores ao deste domingo, ante dois pontos nas oito primeiras rodadas. “Se a gente seguir nesse caminho, já já vamos sair dessa incômoda situação, que é muito ruim”, projetou.
“Assumo a responsabilidade, se alguém tem que ser cobrado sou eu, mas também tenho a consciência que temos um serviço prestado ao clube e de entrega para o torcedor. Eu sei que não adianta falar de Campeonato Cearense, de Copa do Nordeste, de Libertadores, de Copa do Brasil: o torcedor quer saber se a gente se recupera na Série A e temos consciência disso”, completou.
O gestor encerrou o pronunciamento agradecendo ao apoio da torcida tricolor e reforçando o esforço em subir na tabela. “Venho dizer pra vocês que a gente não vai sossegar enquanto não conseguir sair dessa zona de rebaixamento e entregar mais, que é o que o Fortaleza merece, que é estar brigando no mais alto nível nas competições. Vamos seguir trabalhando, com firmeza, seriedade e confiança para superar tudo isso”, disse.