Voltar ao topo

7 de setembro de 2024

Fortaleza é indicada como líder em empreendedorismo no Brasil pelo segundo ano seguido

A capital cearense se destacou em outros eixos, como tecnologia e mobilidade
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

O Ranking Connected Smart Cities 2024 apontou Fortaleza como a cidade líder no eixo empreendedorismo pelo segundo ano consecutivo. A posição da capital cearense no ranking nacional foi divulgada nesta terça-feira (3), em solenidade que ocorreu em São Paulo, contando com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, que representou o prefeito José Sarto (PDT). Outros destaques para Fortaleza na edição deste ano foram no eixo tecnologia e inovação, ocupando o 4º lugar, e no eixo mobilidade, sendo o 8º colocado.

No ranking geral, a capital cearense conquistou a 16ª posição. Com a nota 34,3, Fortaleza ocupa o 2º lugar entre as cidades nordestinas, atrás apenas de Salvador. 

“Este é o segundo ano que a gente ganha. Uma grande conquista para nossa cidade. É resultado da política pública do prefeito José Sarto, que foca em reduzir desigualdades. Capacitamos mais de 120 mil pessoas através de programas como Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, e Fortaleza + Futuro, em parceria com Senai e Senac. Desde janeiro de 2021 a cidade tem um saldo de 123 mil empregos com carteira assinada, sendo o maior estoque de vagas da região Nordeste. Também somos o maior PIB do Nordeste”, enfatizou o secretário. 

O secretário ainda relacionou a colocação da cidade no ranking com as leis de incentivos fiscais, responsáveis por atrair grandes empresas para Fortaleza. Outro projeto destacado foi o Meu Bairro Empreendedor, que facilita o empreendedorismo para as pessoas da periferia da cidade. “O maior prêmio é ter gerado tantos postos de trabalho e reduzir as desigualdades. Agradeço a todos do Connected Smart Cities que reconheceram Fortaleza, mais uma vez, primeiro lugar em empreendedorismo“, disse o secretário. 

Fortaleza também conquistou na edição deste ano o selo Connected Smart Cities nível prata de boas práticas de cidades inteligentes. A ferramenta, desenvolvida pela plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, busca incentivar o desenvolvimento e reconhecer as ações favoráveis das cidades brasileiras. A plataforma avalia indicadores das cidades brasileiras como mobilidade, meio ambiente, saúde, empreendedorismo, segurança, educação, urbanismo, economia, governança e tecnologia e inovação. 

[ Mais notícias ]