Voltar ao topo

23 de julho de 2024

FORTALEZA e demais 183 municípios cearenses têm previsão de chuva para hoje e amanhã

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Precipitações de hoje devem ocorrer de forma isolada. Nesta manhã, precipitações, prevê a Funceme, vão ocorrer chuvas na faixa litorânea e no sul do Sertão Central, Inhamuns e Cariri

Redação

Comunicado da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgado ontem (24) afirma que persiste para hoje (25) a tendência de chuva em todas as macrorregiões do Ceará. As precipitações devem ocorrer de forma isolada e no decorrer do dia. De madrugada, a tendência é de que a chuva ocorra nos litorais do Pecém e de Fortaleza; Maciço de Baturité; Jaguaribana; sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri.

Pela manhã, as precipitações devem ocorrer na faixa litorânea e no sul do Sertão Central, Inhamuns e Cariri. À tarde, a previsão é de que aconteçam no litoral de Fortaleza, do Pecém e Norte; Maciço de Baturité; Jaguaribana; e norte do Sertão Central e Inhamuns. Encerrando o dia, à noite, a previsão é de que chuva no litoral Norte; Ibiapaba; Cariri; Jaguaribana; e sul do Sertão Central e Inhamuns. Todos os cenários citados acima são fruto de previsão da Funceme.

A intensidade da chuva, também em todas as macrorregiões, deverá variar de fraca a moderada. Em geral, segue o órgão, as precipitações previstas ocorrerão em virtude da formação de áreas de instabilidade sobre o Oceano Atlântico, bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade. Também hoje, o céu varia de nublado a parcialmente nublado. Para amanhã (26), adianta a Funceme, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuva na faixa litorânea. Nas demais regiões, chuva isolada. CHUVA DE ONTEM O órgão informou ainda que entre sábado (23) e ontem choveu em 122 cidades cearenses.

O Estado tem 184 ao todo. Segundo o levantamento divulgado, 235 dos 237 postos do Ceará foram mensurados. Ocorreu chuva acima de 20 mm em 128; 40 mm em 40; 50 mm em 16; 80 mm em um, bem como 100 mm. Não houve nenhuma cidade com chuva acima de 150 mm e 200 mm. Entre sexta-feira (22) e sábado, choveu em, pelo menos, 130 municípios – o acompanhamento é feito por um período de 24 horas, sempre entre 7 horas de um dia e 7 horas do dia seguinte.

Os maiores acumulados do intervalo se concentraram no centro-norte do Estado. Dados parciais indicam que os principais acumulados entre sexta e sábado, dias 22 e 23 últimos, foram em: *Santa Quitéria (posto sede): 102 mm; *Camocim (posto sede): 88 mm; *Juazeiro do Norte (posto Vila São Gonçalo-Marrocos): 86 mm; *Santa Quitéria (posto Fazenda não me deixe): 86 mm *Aurora (posto Ingazeira): 77 mm; *Fortaleza (posto Pici) : 75,2 mm; *Fortaleza (posto Messejana): 75 mm; *Fortaleza (posto Defesa Civil) : 72 mm; *Aurora (posto Aurora) : 71 mm; *Fortaleza (Posto Castelão): 69,2 mm.

[ Mais notícias ]