Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Fortaleza e Ceará estreiam neste fim de semana pela Copa do Nordeste

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Compartilhar:

O Fortaleza faz sua partida de estreia na Copa do Nordeste de 2023 neste sábado (21) contra o Campinense-PB. O tricolor jogará em casa, às 17h30, no Estádio Presidente Vargas. Já o Vozão também fará seu debute no Nordestão neste fim de semana. O Ceará estreia neste domingo (22) contra o Ferroviário. A partida também será no PV, com mando de campo do Ferrão.

As duas equipes irão se enfrentar em uma partida válida por um torneio regional após 24 anos. Neste domingo, os times entram no gramado do Presidente Vargas para jogar o Clássico da Paz na Copa do Nordeste, em um jogo cercado de expectativa, principalmente por parte do torcedor alvinegro, que está empolgado com a atuação do Vovô diante da equipe do Guarani de Juazeiro no último domingo (15). No jogo, o escrete preto-e-branco não tomou conhecimento do adversário e aplicou 5 a 0 no Leão do Mercado, com gols de Tiago, Vitor Gabriel, Luiz Otávio, Jean Carlos e Castilho.

O Ferroviário também chega embalado após goleada por 4 a 0 em cima do Barbalha, com gols de Erick Pulga e Ciel, que marcou três tentos. A última vez na qual Vovô e Tubarão foram adversários no Nordestão aconteceu em 1999. Naquela ocasião, o duelo foi vencido por 2 a 1 pelo clube coral, no PV, com gols de Bira e Rutênio, enquanto Jaime descontou para o Ceará. Marcelo Vilar e Newton Albuquerque estiveram na beira do campo como treinadores do Vozão e Ferrão, respectivamente.

Desde então, os times não se enfrentaram mais em jogos válidos pelo campeonato regional. Dessa vez, o encontro é marcado por dois times que chegam embalados após goleadas no meio da semana, em partidas do Campeonato Cearense de 2023.

Para o duelo, importantíssimo para o Ceará, que busca se reerguer após temporada sem títulos em 2022, a equipe já conta com o atacante Luvannor, que já está regularizado no BID e treina no Porangabuçu desde 9 de janeiro. O jogador  foi o sétimo reforço anunciado pelo clube alvinegro e chega com contrato válido até o final da temporada. No Cruzeiro, em 2022, o atacante atuou em 21 partidas como titular e marcou seis gols com a camisa celeste, além de ter contribuído com duas assistências.

Outra figura que também pode aparecer é o ponta Erick. Recuperado de uma inflamação no olho, que o tirou da estreia do Estadual, o avançado pela esquerda treina normalmente desde a última segunda-feira e pode integrar a lista de relacionados. Já o lateral Michel Macedo é dúvida para o jogo deste domingo por conta de um desconforto na região posterior da coxa direita.

Preparação do Fortaleza

Já o Tricolor do Pici faz sua estreia na Copa do Nordeste de 2023 diante do Campinense-PB. No PV, o Leão espera dar o primeiro passo para repetir o feito da temporada passada, quando venceu o certame regional de forma invicta e se sagrou bi campeão nordestino. Para a partida deste sábado, o escrete vermelho-azul-e-branco chega com saldo positivo. Até o momento, a equipe jogou dois jogos e venceu ambos.

No dia 14 de janeiro, o Leão venceu o Iguatu por 2 a 0 com gols de Pikachu e Pedro Rocha. Na última quarta-feira (18), o Fortaleza venceu, em um jogo morno, a equipe do Caucaia. A partida terminou por 1 a 0, o gol foi anotado pelo zagueiro Titi. Nas duas ocasiões, o técnico Juan Pablo Vojvoda utilizou dois times completos. Contra Iguatu e Caucaia, pelo Campeonato Cearense, 22 atletas do Leão foram lançados, deixando clara a intenção da comissão técnica, nesse primeiro momento, em observar tudo que o elenco pode oferecer e testar as variações possíveis com a chegada dos reforços. Somente o zagueiro Ceballos foi usado 180 minutos.

Dos remanescentes, apenas o volante Ronald, o zagueiro Habraão e os goleiros reservas Kennedy e Luan Polli não tiveram oportunidade nessas primeiras partidas. Quanto aos oito contratados, faltam estrear apenas os argentinos Pochettino e Lucero, que aguardam regularização, e o atacante Wesley Braga.

 Gustavo Coutinho, que retornou ao clube, foi outro que não ganhou uma chance ainda e pode ficar de fora das duas próximas partidas por antecipação. Cumprindo pena de quatro partidas de suspensão pelo STJD, ele tem gancho para cumprir e o Fortaleza consultou a CBF se a Copa do Nordeste, competição pela qual o Leão vai atuar neste sábado e na próxima quinta-feira, é adequada para que ele comece a pagar a pena.

Apesar do rodízio, o Fortaleza vem tendo problemas com lesões. O atacante Moisés, por exemplo, já fez uma cirurgia no pé direito e ficará até três meses fora. O meia Lucas Crispim está com um quadro de fascite plantar também no pé direito, mas Vojvoda disse que em dez dias deve ter o atleta de volta. No último jogo, diante do Caucaia, o zagueiro Brítez pediu para deixar o gramado mais cedo com dores no lado direito do quadríceps, causadas por uma pancada. O departamento médico acompanha a situação e o técnico argentino disse que não deve ser algo que impeça o defensor de jogar por muito tempo.

[ Mais notícias ]