A Corte Arbitral do Esporte (CAS) suspendeu, nesta quarta-feira (13), o ‘Transferban’ sofrido pelo Fortaleza, condição que impede o clube de registrar novos atletas. Com a decisão parcial, o Tricolor poderá realizar novas contratações na próxima janela de transferências do futebol brasileiro para 2024, que abre em 11 de janeiro.
O pedido foi feito pela diretoria do Leão, em novembro, tentando reverter a punição feita pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial, em relação a contratação do atacante argentino Juan Martín Lucero.
Entenda o caso
A polêmica em torno da chegada do centroavante se deu pela sua saída conturbada do Colo-Colo, do Chile. Em abril, os chilenos acionaram o Fortaleza na Fifa, alegando que o Tricolor induziu o argentino a rescindir e assinar com time cearense. Além disso, seu antigo clube denunciou que Lucero já havia renovado seu contrato, enquanto o jogador disse que nada foi pago e ele estaria livre a partir de dezembro de 2022.
Na Fifa, o Colo-Colo pediu que Lucero fosse impedido de trocar de clube durante três meses e pagasse uma indenização de, aproximadamente, R$ 10 milhões. O clube chileno ainda solicitou que o atleta fosse afastado dos gramados por, pelo menos, quatro meses.
A entidade, em agosto, acatou a denúncia e puniu o Fortaleza com TransferBan por duas janelas sem poder registrar novos jogadores, enquanto Lucero foi suspenso por quatro meses. Porém, ainda naquele mês, o Tricolor conseguiu a suspensão no CAS da decisão do Tribunal de Demandas da FIFA e o atacante pode voltar a atuar pelo Campeonato Brasileiro da Série A e pela Copa Sul-Americana.
Agora, o Fortaleza aguarda novo julgamento perante a Corte Arbitral do Futebol, que deve acontecer no segundo semestre de 2024, oportunidade em que o teor integral do processo será reapreciado.
O atacante Lucero chegou ao Fortaleza no início do ano. Ao todo, o atacante fez 63 jogos com a camisa tricolor, marcando 24 gols e contribuindo com 7 assistências. Com o Leão, participou da campanha vitoriosa que rendeu o título do Campeonato Cearense de 2023 e do vice-campeonato da Copa Sul-Americana. O jogador de 32 anos tem contrato com o clube até dezembro de 2015.