Nesta quinta-feira, 2, o Fortaleza enfrenta o Deportivo Maldonado (URU) em partida válida pelo jogo da volta da segunda fase da Pré-Libertadores de 2023. De acordo com a parcial divulgada pela diretoria Tricolor, mais de 50 mil torcedores devem estar na Arena Castelão, que reabre a temporada de jogos após ser fechada para reforma do gramado, para empurrar o time cearense. O duelo acontece a partir das 21h.
Na ida, o Tricolor segurou o empate por 0 a 0 com os uruguaios fora de casa, no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado. Para o jogo da volta, o escrete vermelho-azul-e-branco tenta manter sequência invicta de quatro jogos. Na temporada, até o momento, são 12 partidas, nove vitórias, um empate e duas derrotas. Destaque para os números em campo, são 23 gols anotados e apenas cinco gols sofridos.
LEIA TAMBÉM | Capital tem operação especial de tráfego para jogo na Libertadores
O jogo da ida, que contou com 12 chutes do Leão a gol, teve gol anulado de Hernán Toledo, atacante do Maldonado. Apesar do volume, o Fortaleza acertou apenas duas bolas dentro da meta de Reyes, goleiro adversário.
Da partida, a equipe tricolor saiu com três cartões amarelos, levados por Tinga, Lucas Sasha e Caio Alexandre. Para a volta, o técnico Juan Pablo Vojvoda conta com quatro desfalques, uma dúvida e um retorno. O ponta Yago Pikachu e o zagueiro Emannuel Brítez terão de cumprir mais um jogo de suspensão e estão fora da partida. A dupla também foi ausência no primeiro duelo contra o Maldonado. Ambos jogadores foram expulsos em torneios da Conmebol e pegaram duas partidas de gancho, que estão sendo cumpridas na edição desta temporada.
Os atacantes Moisés e Pedro Rocha também estão fora, mas por lesão. O lateral Lucas Esteves, que se juntou recentemente ao elenco tricolor, tem desconforto na coxa esquerda e é tratado como dúvida para os relacionados.
Entre os retornos, está o meio campista Lucas Crispim, totalmente recuperado de lesão e apto para entrar em campo. O jogador, inclusive, foi titular na vitória diante do Náutico no último domingo, 26, pela Copa do Nordeste. Na partida, vencida por 2 a 1 pelo Fortaleza, o Leão obteve sua 9° vitória na temporada. Os gols foram anotados pelos dois atacantes argentinos, Silvio Romero, que chegou ao clube na temporada passada e participou da campanha histórica na Libertadores, e Juan Lucero, que estava no Colo-Colo (CHI) e foi contratado nesta temporada. Emannuel Brítez, que está suspenso da Libertadores, levou cartão vermelho na partida e cumpre suspensão também no Nordestão.
CAMINHADA DO LEÃO
Até o momento, o Fortaleza jogou 12 partidas no ano. Destas, seis na Copa do Nordeste, cinco no Campeonato Cearense deste ano e uma na Fase 2 da Pré-Libertadores. No momento, o Leão conta com invencibilidade de três jogos, buscando o quarto amanhã. Nas últimas três partidas, foram duas vitórias, contra CSA e Náutico, pela Copa do Nordeste. O empate foi contra o Maldonado, na partida de ida.
No Cearense, foram 12 gols marcados em cinco jogos. A defesa, um dos destaques da equipe na temporada, levou somente quatro gols no certame estadual. No Nordestão, foram 11 tentos nas seis partidas. Mais uma vez, a solidez defensiva é o maior destaque do time. Foram três gols sofridos no campeonato regional disputado pela equipe neste ano.
PRÓXIMAS PARTIDAS
Já na próxima partida, o Leão tem mais um compromisso pela fase de grupos da Copa do Nordeste. A partida será contra o Ceará, no segundo Clássico-Rei do ano. O primeiro foi vencido pelo Vozão, por 2 a 1.
Os próximos duelos do Tricolor neste mês serão os jogos de ida e volta contra o Ferroviário pela semifinal do Cearense e a última partida da fase de grupos da Copa do Nordeste. Caso vença a partida hoje e se classifique para a terceira fase da Pré-Libertadores, o escrete vermelho-azul-e-branco joga contra o Cerro Porteño (PAR) em data ainda não definida. O clube paraguaio venceu o Curicó Unido (CHI) por 1 a 0 na última terça-feira, 28, e garantiu vaga na fase seguinte da competição.
Em abril, no dia 15, o Fortaleza começará a disputa da série A do Campeonato Brasileiro de 2023. O Leão enfrenta o Internacional em casa, no Castelão, em sua estreia.
- Ceará x Fortaleza: 5 de março
- Ferroviário x Fortaleza: 12 de março
- Fortaleza x Ferroviário: 19 de março
- Santa Cruz x Fortaleza: 22 de março
- Fortaleza x Internacional: 15 de abril