Voltar ao topo

28 de maio de 2024

Fortaleza volta a registrar maior chuva do Estado pelo segundo dia seguido; veja previsão

Durante a madrugada, a Defesa Civil de Fortaleza atendeu três ocorrência com riscos de desabamento, nos bairros Jardim das Oliveiras, Parquelândia e São Gerardo
Foto: Natinho Rodrigues/Opinião CE

Compartilhar:

Após alagamentos, Fortaleza voltou a amanhecer sob fortes chuvas nesta terça-feira (14). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu cerca de 32.2 milímetros entre 7h desta segunda-feira (13) e 7h desta terça-feira (14), o que configura como a maior precipitação do intervalo. Entre domingo (12) e segunda, a Capital registrou chuva de 110 mm, a maior de maio. Além da capital cearense, Camocim (14 mm), Aquiraz (13 mm) e Nova Russas (7.4 mm) tiveram chuvas no último intervalo.

Durante a madrugada, a Defesa Civil de Fortaleza atendeu uma ocorrência de alagamento, no bairro Presidente Kennedy. Além disso, a equipe operou em três riscos de desabamento, nos bairros Jardim das Oliveiras, Parquelândia e São Gerardo.

Para esta terça-feira (14), a previsão é de chuva no período da manhã na faixa litorânea do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Litoral Norte. Já no período da noite, o Cariri deve apresentar chuvas fracas e passageiras devido às áreas de instabilidade que devem se formar no leste do Nordeste do Brasil e avançar para a região. Ainda de acordo com a Funceme, até quarta-feira (15), pelo menos, são esperadas precipitações isoladas na faixa litorânea e no sul do estado, principalmente entre madrugada e manhã.

Para quinta-feira (16), a tendência é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões, com chuva isolada no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Ibiapaba. Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Estado, encontra-se localizada em torno de 2°N e 3°N, assim, não colaborando para as condições de precipitações.

FORTES CHUVAS

Nesta segunda-feira (13), um braço do rio Siqueira transbordou em Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com o aumento do nível do rio, áreas comerciais e residenciais dos bairros São Miguel e Parque das Nações foram alagadas, entre Caucaia e Fortaleza. No Conjunto Ceará, a água chegou a invadir algumas residências e comércios da região. Por conta das fortes chuvas, o Rio Maranguapinho não deu vazão suficiente ao volume de água e acabou transbordando.

Yuri Lima

[ Mais notícias ]