Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Fortaleza alcança menores números no índice de mortes por crimes violentos desde setembro de 2019

Os 51 casos de janeiro deste ano representam uma queda de 22,7% na comparação com janeiro do ano passado.
Foto: SSPDS
Foto: Reprodução/SSPDS

Compartilhar:

Fortaleza apresentou uma queda de 22,7% no índice de mortes por Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. No primeiro mês deste ano, foram 51 casos, comparados com 66 do ano anterior.

Os dados, disponibilizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), são os melhores desde setembro de 2019 (44 casos) e compreendem homicídios dolosos/feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Segundo Samuel Elânio, secretário da SSPDS, o resultado é consequência da atuação conjunta dos Órgãos de Segurança Pública. “(…) isso é exatamente fruto do trabalho integrado do uso da inteligência, tanto da Secretaria, como das Polícias Civil e Militar, que estão presentes em territórios, onde identificamos a atuação de criminosos. Isso tem demonstrado que esse trabalho tem sido cirúrgico começando nas áreas mais difíceis e sendo expandido para as demais partes do Ceará”, disse.

Integração

A atuação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) está sob coordenação da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Os procedimentos são realizados em localizações específicas, após a apuração de dados analisados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), órgão vinculado à Supesp.

[ Mais notícias ]