O trabalho das Forças de Segurança do Ceará resultou na apreensão de 5.878 armas de fogo em todo o Estado, nos 11 primeiros meses de 2023. O número corresponde a um aumento de 2% comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 5.760 apreensões. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Ao ser avaliado o número de apreensões somente no mês de novembro, o aumento foi de 19,1% no total de armas apreendidas em todo o Estado, sendo recolhidas 499 armas no 11º deste ano. No mesmo período de 2022, policiais civis e militares apreenderam 419 armas.
Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o aumento das apreensões colabora com a redução de outros índices, como os roubos. Durante o mês de novembro, esses crimes reduziram 16,4% em todo o território cearense. Foram 3.306 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados em novembro deste ano, contra 3.954 casos no 11º mês de 2022.
As ações continuam, com a finalidade de manter a redução. No bairro Jardim Iracema – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, a PMCE apreendeu cinco armas de fogo que estavam escondidas. Além do armamento, mais de 500 munições de diversos calibres e uma quantidade de drogas também foram apreendidas.