Voltar ao topo

19 de janeiro de 2025

Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional contra protestos de bolsonaristas em Brasília

O uso da Força Nacional está previsto para até esta segunda-feira, 9
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhar:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou na noite deste sábado, 7, uma portaria permitindo o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para desmobilizar protestos antidemocráticos de bolsonaristas. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizam manifestações contra o resultado das urnas deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O uso da Força Nacional está previsto para até esta segunda-feira, 9. “Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, escreveu Dino em suas redes sociais.

O ministro informou ainda que manteve contato com os diretores-gerais da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para definir providências sobre o que chamou de “atos antidemocráticos que podem configurar crimes federais”. “Pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil”, destacou.

Em entrevista ao colunista Chico Alves, do Uol, publicada nesta domingo, 8, Dino disse, ainda, que financiadores de atos ilegais serão responsabilizados com base na lei. “Quem financia atos criminosos será responsabilizado como a lei manda. Já houve decisões judiciais sobre o tema e virão outras“, disse o ministro. “São grandes estruturas sendo movimentadas há vários meses, visando atos ilegais: fechamento de estradas, bloqueios de distribuidoras de combustíveis, invasão de prédios públicos, ações terroristas com armas e bombas. São grupos cada vez menores, porém cada vez mais extremistas”, afirma.

[ Mais notícias ]