Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Flamengo em luta nesta noite pela Copa Libertadores da América

Time rubro-negro enfrenta o Vélez Sársfield e busca sua segunda final consecutiva do torneio. Clube foi campeão pela última vez em 2019 e vice na edição de 2021, quando perdeu para o Palmeiras
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Compartilhar:

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira, 31, às 21h30, pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores, diante do Vélez Sársfield, no Estádio José Amalfitani, na Argentina. O time rubro-negro busca sua segunda final consecutiva do torneio e a terceira em quatro anos. O clube foi campeão pela última vez em 2019 e vice na edição de 2021, quando perdeu para o Palmeiras.

O rubro-negro carioca vive sua melhor fase na temporada. O time não perde há 14 jogos e está invicto na competição. Após um início de temporada ruim, sob comando do técnico Paulo Sousa, a equipe consertou os erros com a chegada de Dorival Júnior, vindo do Ceará. No Brasileirão, o Flamengo saiu da 15ª colocação para a 2ª depois da chegada de seu atual técnico, o que confirma o bom momento do clube.

Na Libertadores, a equipe tem nove vitórias e um empate nas 10 partidas do torneio. Na fase de grupos, o clube passou com tranquilidade, vencendo cinco das seis partidas em um grupo com Talleres-ARG, Universidad Católica-CHI e Sporting Cristal-PER.

Nas oitavas de final, o rubro-negro venceu o Tolima-COL por 1 a 0 no jogo de ida, e na volta, no Maracanã, a equipe aplicou uma goleada de 7 a 1, com direito a quatro gols do atacante Pedro, que é o artilheiro da competição com oito gols. Nas quartas de final, o time de Dorival passou sem sustos pelo Corinthians, vencendo por 2 a 0 na primeira partida, na NeoQuimica Arena, e por 1 a 0 no segundo jogo, em casa.

Para o jogo desta noite, o Flamengo terá quase força máxima para encarar o adversário argentino. O zagueiro David Luiz foi relacionado, após se recuperar de um quadro de hepatite. A única baixa é o atacante Marinho, que sentiu febre e não viajou com o elenco. Para o seu lugar, o jovem Matheus França foi convocado. Desta forma, Dorival Júnior deve mandar a campo o time titular que a torcida conhece: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luis, Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

CHEGAR NOVAMENTE
O time carioca espera chegar novamente na final da competição. Em 2019, foram campeões de forma emocionante em cima do River Plate, com dois gols de Gabigol nos minutos finais, virando a partida para 2 a 1. No ano passado, a equipe voltou a frequentar a finalíssima, mas a bela história não se repetiu.

O confronto era contra o Palmeiras – possível adversário em uma eventual final neste ano – e estava empatando em 1 a 1, quando o volante Andreas Pereira, que já não está mais no clube, perdeu a bola no campo de defesa que deixou o atacante Deyverson livre para marcar o gol do título alviverde.

O ADVERSÁRIO
O Vélez Sarsfield chega como azarão nas semifinais, mas apresenta uma bela trajetória até esta fase. O time argentino se classificou em 2º em um grupo com Estudiantes-ARG, Nacional-URU e RB Bragantino, que foi disputado até a última rodada.

Nas oitavas de final, a equipe teve a dura missão de enfrentar o River Plate, que era cotado como um dos favoritos ao título da Libertadores. No jogo de ida, em casa, venceu por 1 a 0, e na volta conseguiu segurar o placar, terminando em 0 a 0, resultado que eliminou um dos maiores times do continente.

Nas quartas de final, mais um duelo argentino, desta vez contra o Talleres. Na ida, vitória emocionante por 3 a 2, com o gol da vitória saindo aos 90 minutos de jogo, após tomar o empate aos 87. Na volta, vitória por 1 a 0 e classificação confirmada para as semifinais.

Para esta noite, a expectativa é de estádio lotado: o clube anunciou que os ingressos foram esgotados. O treinador da equipe, Alexander Medina, ex-Internacional, terá um desfalque importante para o jogo, o meia Máximo Perrone, titular da equipe, que sofreu uma lesão na caixa torácica e ficará de fora dos dois duelos das semifinais. O artilheiro do time e vice-artilheiro da Libertadores com 7 gols, Lucas Janson, está confirmado para o jogo.

[ Mais notícias ]