Após quase sete meses de competições envolvendo mais de 8 mil crianças e jovens de todo o Ceará, a edição 2023 da Taça das Favelas, considerada o maior torneio de futebol de campo entre favelas globalmente, anunciou seus campeões no último sábado (18). O time do Jangurussu conquistou o título na categoria feminina, com uma vitória por 3 a 0 sobre o time Timbaúba, de Juazeiro do Norte, tornando-se bicampeã do torneio. No masculino, a equipe das Quadras sagrou-se campeã ao vencer o time do Castelão por 1 a 0.
As finais aconteceram na Areninha Jardim União, no bairro Passaré, em Fortaleza, com a presença de autoridades como o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) o Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), entre outros. A Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e pela Frente de Assistência à Criança Carente (FACC), visa promover a inclusão social de centenas de jovens através do esporte, impactando positivamente em suas realidades.
A Cufa, atuando há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, buscando integração e inclusão social através de diversas ferramentas e projetos, incluindo o Hutúz Rap Festival, a LIBRA e a Taça das Favelas.
Com a participação de atletas residentes em favelas de todo o Ceará, a competição conta com o patrocínio do Governo do Estado, das Prefeituras de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, da Fecomércio Ceará e da TV Verdes Mares.
CATEGORIAS
Nas categorias masculina e feminina, as equipes são compostas por jovens nascidos a partir de 2005 e com idade igual ou superior a 14 anos, respectivamente. A premiação contemplará as três primeiras equipes em ambas as categorias.
Desde sua primeira edição em 2012, a Taça das Favelas além de premiar, tem revelado talentos nas comunidades, ganhando reconhecimento no cenário mundial do futebol ao longo dos anos.