Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Fim de semana de novas fases do Campeonato Cearense

Dividida em dois grupos de cinco times cada, fase inicial contou com Ceará e Fortaleza como líderes de dois grupos, o que garantiu vaga nas semifinais para ambas as equipes
Foto Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O Campeonato Cearense de 2023 chegou ao fim da primeira fase na última terça-feira, 7. Dividida em dois grupos de cinco times cada, a fase inicial contou com Ceará e Fortaleza como líderes dos grupos A e B, respectivamente, o que garantiu vaga nas semifinais para as duas equipes.

Iguatu (2º Grupo A), Atlético-CE (3º Grupo A), Maracanã (2º Grupo B) e Ferroviário (3º Grupo B), são os demais clubes que vão disputar pelas duas últimas vagas para a fase, e os confrontos têm início neste sábado, 11.

Os outros dois clubes de cada Grupo (Caucaia e Barbalha no Grupo A e Pacajus e Guarani de Juazeiro no Grupo B) irão disputar o quadrangular do rebaixamento, com a primeira partida também logo mais, para definir os dois rebaixados à segunda divisão do estadual de 2024.

Os confrontos Iguatu e Atlético Cearense e Maracanã e Ferroviário vão definir os adversários de Ceará e Fortaleza nas semifinais. Neste sábado, Ferroviário e Maracanã se enfrentam no estádio Presidente Vargas, às 16h.

Apesar de boa campanha e invencibilidade na Copa do Nordeste, o Tubarão da Barra perdeu a segunda posição do Grupo B do Cearense na última rodada, após perder por 2 a 1 para o Iguatu, fora de casa. O clube que pegou a vice-liderança do Ferrim, o Maracanã, empatou na última rodada com o Atlético, desempatando em pontos com o time da Barra do Ceará. A importância do segundo lugar no confronto, é para definir quem será o clube mandante no jogo de volta da segunda fase.

No Grupo A, Atlético e Iguatu fazem o primeiro jogo neste domingo, 12, às 16h. O confronto, no qual o primeiro jogo deve ser realizado no estádio Almir Dutra, em Maracanaú, tem como mandante do jogo da volta o Iguatu. Já segundo colocado no início da última rodada, o time do Centro-Sul do Estado garantiu a posição com a vitória sobre o Ferroviário.

O Atlético, que só empatou na última rodada, precisaria de uma goleada de oito gols de diferença para ter passado o time do interior na classificação. Os jogos de volta serão no fim de semana dos dias 25 e 26 de fevereiro e definirão os adversários do Ceará (Iguatu ou Atlético) e do Fortaleza (Maracanã ou Ferroviário).

Outra fase que tem início neste sábado é o quadrangular do rebaixamento. Caucaia, Barbalha, Pacajus e Guarani de Juazeiro, as quatro equipes piores colocadas no campeonato, disputam a permanência na primeira divisão do estadual para o ano seguinte. Dividido em seis rodadas, o mini torneio começa logo mais, com Barbalha e Caucaia, confronto disputado na cidade do Cariri. Ao fim das seis rodadas, as duas equipes que menos pontuaram serão rebaixadas para a segunda divisão do Campeonato Cearense de 2024.

JOGOS DE FIM DE SEMANA
Ferroviário e Maracanã, sábado, 11, estádio Presidente Vargas – Fortaleza, às 16h00
Atlético-CE e Iguatu, domingo, 12, estádio Almir Dutra – Maracanaú às 16h00
Barbalha e Caucaia, sábado, 11, estádio Inaldão – Barbalha, às 15h30
Guarani de Juazeiro e Pacajus, domingo, 12, Arena Romeirão – Juazeiro do Norte, às 15h30

[ Mais notícias ]