Voltar ao topo

12 de julho de 2024

Filmes para entender mais sobre Rússia-Ucrânia

Compartilhar:

Confronto que ganhou olhares de todo o Mundo é histórico e entremeia diversos momentos do cenário do Planeta. Confira seis dicas para mergulhar nas raízes da crise entre ambos os países

Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br

Oliver Stone e Vladimir Putin (Foto: Divulgação)

A história tem diversas formas de ser contada. A exemplo das Primeira e Segunda Guerras Mundiais, a relação entre Rússia e Ucrânia é narrada no formato de documentários e afins.

No catálogo Netflix, por exemplo, o documentário “Winter On Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”, produção foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário em 2016 e dirigida por Evgeny Afineevsky, foca na Euromaidan, uma série de manifestações e agitação civil ocorridas entre 2013 e 2014.

Os protestos irromperam após a decisão do governo ucraniano de suspender os preparativos para a assinatura de um Acordo de Associação e de um Acordo de Livre Comércio com a União Europeia, com o objetivo de estreitar relações econômicas com a Rússia. Na ocasião, os manifestantes defendiam a integração europeia e a renúncia do à época presidente Viktor Yanukovych.

Apesar de não mostrar a origem das tensões, o documentário aborda conflitos importantes que influenciaram no aumento da inquietação entre os dois países.

Com base nas buscas em plataformas de streaming e na opinião de críticos consagrados, o OPINIÃO CE elencou produções que vão preencher seus dias de Carnaval e deixá-lo ainda mais por dentro do tema. Confira: “Catarina, A Grande”; “Chernobyl”; O Senhor das Armas”; “Entrevistas com Putin”; As Testemunhas de Putin”; e “Bad Roads.”

[ Mais notícias ]