O longa-metragem “Memórias de Fé na Terra da Luz”, que narra as experiências e memórias das rezadeiras e benzedeiras no Ceará que o longa-metragem cearense foi contemplado na VII Mostra Sesc de Cinema. Na próxima terça-feira (3), a produção cearense será exibido às 14h, no Sesc Sobral, com entrada gratuita, e depois percorrerá diversas outras salas de cinema do Brasil.
Com roteiro e direção de Augusto Cesar dos Santos e produção executiva de Raylane Neres, o filme é uma realização da Argumento Produções, com distribuição garantida por meio da Lei Paulo Gustavo, pelo Edital de apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa.
“Por onde passamos, nas locações e nas exibições do filme, percebemos o impacto da presença e atuação dessas mulheres e homens na população. Eles proporcionam não só um sentimento de segurança, mas também são exemplo de generosidade e altruísmo, além de reforçar o senso de comunidade e valorizar os recursos naturais, que são suas ‘ferramentas’ de reza e de cura”, afirma Augusto César.
O documentário também foi contemplado pelo Edital de Cinema e Vídeo 2018, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e contou com exibições nas cidades de Meruoca, Alcântaras, Massapê e Quixadá, em agosto passado. Para as gravações, foram visitados os municípios de Meruoca, Sobral, Alto Santo, Massapê, Maranguape, Juazeiro do Norte e Quixadá.
DOCUMENTÁRIO
Maria Alves (Meruoca), Marta Liara (Sobral), Mestra Francisca Félix (Alto Santo), José Ferreira, o Jacinto (Massapê), Alice da Silva (Maranguape), Maria Helena (Juazeiro do Norte), Francisco Evandinho, o Duca (Quixadá) e Alisabeth Felix, a Beta (Canindé) são os personagens do longa, que encontram na fé das pessoas a base para a perpetuação e disseminação das práticas da reza para diagnóstico e cura. Além dos relatos de suas vivências e histórias, a obra traz o testemunho dos que encontram na atuação das rezadeiras e benzedeiras um alento para suas dores físicas e emocionais.