A 22ª edição da Caminhada com Maria, realizada nesta quinta-feira (15), no feriado de Nossa Senhora da Assunção, reuniu fiéis católicos em uma grande celebração pelas ruas e avenidas de Fortaleza. O tradicional Percurso da Fé, que é finalizado com a coroação da imagem da Padroeira de Fortaleza, começou às 14h, saindo do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e chegou à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro da Capital, por volta das 18h30, em um trajeto de 12 km de distância. A procissão teve o tema “Peregrinamos com Maria no Ano da Oração”.
Neste ano, a celebração contou com uma novidade: crianças com deficiência (PCDs) participaram da coroação de Nossa Senhora. No início da tarde, às 12h, o dia festivo começou com uma missa do arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. Foi dele, aliás, a decisão de incluir as crianças no momento especial para os católicos. Esta foi a primeira edição em que Gregório participou do evento como arcebispo metropolitano. Segundo ele, a inclusão é uma forma de “reforçar a mensagem de acolhimento e integração na comunidade de fé”, celebrando a espiritualidade e a importância de envolver todos, independentemente de suas limitações.
O momento de coroação foi coordenado por Rosali Almeida. Antes do início do evento, ela relatou sobre as participações “mais que especiais” das crianças. “São crianças e jovens portadoras de necessidades especiais, verdadeiros anjos em nosso meio. Dentre elas, surdos, autistas, síndrome de Down, e outras condições. Mostrarão através de seus dons que todos somos iguais perante Deus e Nossa Senhora”.
“Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade e sensibilizar todos sobre a necessidade de uma inclusão verdadeira e eficaz dessas pessoas, que, muitas vezes, se tornam invisíveis aos olhos do poder público, da iniciativa privada e da sociedade como um todo”, completou.
TRADIÇÃO
A Caminhada, tradicional dentre os católicos da Capital, foi iniciada em 2003, pelo então arcebispo emérito de Fortaleza, Dom José Antônio, devoto de Nossa Senhora. Há 21 anos sendo realizado, a arquidiocese organiza o evento anualmente, que reúne milhares de pessoas pelas ruas da cidade, em procissão até a Catedral.