O Praieira – Festival da Cultura Litorânea iniciou no último dia (2) de outubro e se estenderá até o próximo sábado, (4) de novembro, trazendo uma programação rica e diversificada para a Praça da Praia da Baleia, em Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará. Este evento é uma celebração da autenticidade e da diversidade cultural das comunidades costeiras, destacando suas tradições, danças, músicas, cultura alimentar e artesanato. Além de comemorar a cultura à beira-mar, o Praieira visa promover o diálogo, a troca de conhecimento e o fortalecimento da identidade local.
Por meio de ações como a “Roda de Conversa Carretilhando”, “História de Pescador”, e “Mãos que Alimentam”, o festival proporciona uma experiência enriquecedora, conectando pessoas e comunidades de diferentes locais. A Praia da Baleia, uma das joias do litoral cearense, é o cenário perfeito para vivenciar essa experiência que vai além da celebração cultural.
E, como toda boa celebração, a música não pode ficar de fora. Na reta final do festival, o público desfrutará de shows à beira-mar. As apresentações acontecem a partir desta quinta-feira, dia (2) de novembro, e se estendem até o próximo sábado, dia (4). A Praça da Praia da Baleia receberá atrações como Rabecacello, Dona Zefinha e Los Cupinchas, de Itapipoca; Fladiana e Banda (Guaramiranga) e Pife pro Mundo (Guaramiranga / Fortaleza), banda Donaleda e Radiola Reggae com a DJ Indira Marley, de Fortaleza.
AÇÕES CULTURAIS
Atividades Culturais também fazem parte do evento. Três escolas da rede pública municipal de ensino de Itapipoca participarão de uma Gincana Cultural que envolveu palestras sobre a ocupação da Praia da Baleia, seus primeiros habitantes e seu desenvolvimento ministradas pelo historiador Marcos Braga. Cada escola apresentará um produto de música ou dança, refletindo as linguagens destacadas no Praieira. Para preservar as tradições, o Praieira oferece oficinas culturais para todas as idades, focadas em danças, músicas tradicionais e artesanato. Artistas locais conduzirão essas oficinas, proporcionando uma imersão nas riquezas culturais da região.
Um diálogo intergeracional que explora a história do surf no Ceará é o norte do “Carretilhando, a Cultura do Surf no Litoral Cearense”, onde será exposto também conhecimento sobre marés, movimentos das praias, dunas e a relação entre pescadores e o mar. As histórias de pescador também se farão presentes no evento por meio da apresentação de narrativas transmitidas de geração em geração, ajudando a esses personagens locais a criarem laços comunitários sólidos e enriquecendo a compreensão da coletividade, na história e entre si.
Outra experiência imersiva para os participantes do evento será o mergulho nas habilidades culinárias tradicionais e como as mulheres preparavam os alimentos para suas famílias. A ação “Mãos que Alimentam” levará os visitantes a passear na riqueza dos sabores locais e testemunharem o poder das mãos habilidosas que transformam ingredientes simples em refeições que nutrem o corpo e a alma.

PRAIA DA BALEIA
Durante o período do Festival, a programação noturna na Praça da Praia da Baleia será repleta de festividades, com uma feira de artesanato e cultura alimentar, apresentações de dança e música, celebrando a vida à beira-mar. Na Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, os visitantes terão a oportunidade de explorar a criatividade e habilidade dos artesãos locais. Além disso, poderão adquirir produtos exclusivos e genuínos que refletem a cultura e identidade das comunidades costeiras. Os pratos típicos e autênticos das comunidades, que incluem delícias à base de frutos-do-mar, produtos regionais e iguarias tradicionais, estarão disponíveis para degustação.
Durante as três noites do festival, o Praieira apresentará performances de dança que incorporam as tradições locais e capturam a energia singular da Praia da Baleia. Os dançarinos transportarão o público para as praias com movimentos cativantes e coreografias envolventes, proporcionando uma experiência cultural memorável. A música também é uma parte intrínseca da vida à beira-mar, e o Festival Praieira não poderia deixar de destacar esse aspecto. O evento contará com shows que revisitam os ritmos e melodias que ressoam ao longo das praias.
São atrações do Praieira – Festival da Cultura Litorânea: Reisado da Barra do Córrego (Assentamento Maceió – Itapipoca), Balanço do Coqueiro (Sítio Coqueiro – Assentamento Maceió), Coletivo Balé Baião Jovem (Itapipoca), Grupo Pife pro Mundo (Guaramiranga / Fortaleza), Los Cupinchas (Itapipoca), Banda da Escola do Campo (Maceió – Itapipoca), Arreios Cia. de Dança (Trairi), Dança do Coco da Lagoa (Trairi), Grupo Parente Torém (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú), Fladiana e Banda (Guaramiranga), banda Dona Zefinha (Itapipoca), As Defensoras da Mãe Terra (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú), Coco do Iguape do Mestre Casueira (Aquiraz), Cia. Ikannús de Danças Urbanas (Itapipoca), Rabecacello (Itapipoca), Radiola Reggae com a DJ Indira Marley (Fortaleza), e, para encerrar, show da banda Donaleda (Fortaleza).

Programação:
01/11/ – QUARTA-FEIRA
- 19h – História de Pescador Mediador: Mozart Araújo Local: Praça da Baleia
02/11/ – QUINTA-FEIRA
- 10h – Mãos Que Alimentam (Cultura Alimentar) Cozinheira anfitriã: Maria José Nascimento (Zélia) Local: Praia da Baleia (Itapipoca)
- 17h – Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
- 19h – Gincana Cultural
- 20h – Reisado da Barra do Córrego (Assentamento Maceió – Itapipoca)
- 20h30 – Balanço do Coqueiro (Sítio Coqueiro – Assentamento Maceió)
- 21h – Rebento, dançando o que restou – Coletivo Balé Baião Jovem (Itapipoca)
- 21h30 – Caminhos do Pife – Grupo Pife pro Mundo (Guaramiranga / Fortaleza)
- 23h – Los Cupinchas (Itapipoca) Local: Praça da Praia da Baleia
03/11– SEXTA-FEIRA
- 10h – Mãos Que Alimentam (Cultura Alimentar) Cozinheira anfitriã: Bete Martins (Bete do Córrego) Local: Barra do Córrego – Assentamento Maceió (Itapipoca)
- 17h – Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
- 17h30 – Banda da Escola do Campo (Maceió – Itapipoca)
- 18h – CORPOMAR – Arreios Cia. de Dança (Trairi)
- 18h30 – Coco de Lagoa – Dança do Coco da Lagoa (Trairi)
- 19h – Grupo Parente Torém (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú)
- 20h – Manamauê | Tributo a Chico Science – Fladiana e Banda (Guaramiranga)
- 22h – Cantos e Causos – Dona Zefinha (Itapipoca) Local: Praça da Praia da Baleia
04/11 – SÁBADO
- 10h – Mãos Que Alimentam (Cultura Alimentar) Etno-vivência da Cultura Alimentar Tremembé com as Mulheres – Cunhã Porã Tremembé Local: Ponto de Cultura Recanto dos Encantados – Território Indígena Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca)
- 17h – Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
- 18h – As Defensoras da Mãe Terra (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú)
- 18h30 – Coco do Iguape do Mestre Casueira (Aquiraz)
- 19h30 – Cia. Ikannús de Danças Urbanas (Itapipoca)
- 20h – Rabecacello (Itapipoca)
- 21h – Radiola Reggae – DJ Indira Marley (Fortaleza)
- 22h – Banda Donaleda (Fortaleza)
Local: Praça da Praia da Baleia
(Programação sujeita a alterações)
O Praieira – Festival da Cultura Litorânea é apresentado pelo Ministério da Cultura e DASS, conta com financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do SEBRAE e da Tuboarte, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itapipoca. A realização é da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.