Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Férias escolares; diversão e cuidados | Leitura Mais Arte #12

Compartilhar:

Por Vanuza Chagas Pediatra

Dezembro e janeiro são meses intensos para quem tem criança. É período de férias e festas. Sem a rotina de aulas, as agendas dos pequenos ficam livres, à espera de passeios, diversão e brincadeiras.

As agendas dos pais, no entanto, podem não estar tão flexíveis para acompanhar a rotina de férias. Daí a necessidade de orientar aqueles que vão ficar responsáveis pelas crianças em casa.

A pediatra Vanuza Chagas, traz uma série de orientações e cuidados que são fundamentais para a segurança das crianças.

Quais as principais ocorrências nesse período de férias?

Os cuidados com as crianças em casa devem ser redobrados. Elas naturalmente são ativas, cheias de energia, curiosas. Nós vemos um maior número de acidentes nesse período, como choque elétrico, queimaduras, sufocamento, afogamentos, quedas e ingestão acidental de medicamentos e itens de limpeza.

Orientações de prevenção

Rede elétrica
Todas as tomadas de casa devem estar com protetores de tonadas. Observar também a presença de fios expostos ou ao alcance das crianças.

Cozinha
A cozinha é um local de risco e deve ser evitada para crianças menores de 4 anos. Crianças maiores devem ter acesso supervisionado. Ter cuidado com água quente manter os cabos das panelas sempre voltados dentro para evitar que a criança seja vítima de queimadura.

Medicamento
Atenção para o acesso fácil a medicamentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Ele são coloridos e com formatos diferentes, o que naturalmente atrai as crianças. Manter sempre em armários fechados ou prateleiras altas.

Varandas e janelas
Usar redes de proteção e evitar posicionar móveis que facilitem o alcance das crianças às janelas e parapeitos. As pontas dos móveis também devem ser protegidas. São formas de se deixar o ambiente seguro.

Jardim e áreas de lazer
Cuidado com o contato com inseticidas e plantas venenosas. Mas o alerta mais importante é com relação a piscina. As crianças precisam estar sob supervisão e usando equipamentos de segurança, como boias.

Bem estar
Nas férias, o cardápio das crianças fica mais flexível e sem a rigidez dos demais períodos. O ideal é iniciar as férias com a visita ao pediatra para uma avaliação geral, verificação do estado nutricional, carteira de vacinação. O ideal é tentar manter o máximo possível a alimentação natural e equilibrada, oferecendo frutas, proteínas e água. A dica é priorizar as refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Não esquecer da higiene nasal, fundamental para a prevenção de muitas doenças.

 

Ferias divertidas e seguras com arte

Atentando às orientações, a prevenção estará assegurada. No mais, busque tempo de qualidade com a sua criança, se conecte com ela. Separe um tempo, mesmo que curto, para estar inteiro, sem dispositivos eletrônicos, sem distrações, olho no olho. Certamente esses momentos serão inesquecíveis.
Ofereça passeios ao ar livre, que possibilitem à criança correr, subir, descer, explorar o ambiente, respirar ar puro, sentir a natureza. Não é preciso muito, parques públicos já reúnem tudo isso de forma gratuita.
Outra dica, prepare uma maletinha com materiais diversos e deixe ao alcance da criança. Certamente ela vai exercitar a criatividade e utilizar os matérias de diversas formas. Sugestões de itens:

– Lápis de cor
– Canetinhas
– Cola branca
– Cola colorida
– Gliter
– Carimbos
– Papéis coloridos texturas diferentes (crepom, cartolina, ofício, seda…)
– Tesoura
– Adesivos
– Palito de picolé
– Fitas coloridas

Esse material vai instigar a criança a fazer diversos tipos de arte, a criar, transformar, imaginar. É uma ótima opção para reduzir as telas.

 

Agenda

Musical de arrepiar
“Cabelos Arrepiados” é o nome do novo musical que chega na CAIXA Cultural Fortaleza neste mês de dezembro. Realizado pela Cia. Buia Teatro, de Manaus (AM), o espetáculo conta a história de cinco crianças que tiveram seus sonhos roubados. Privadas de sono, elas enfrentam os medos gerados pelos maus pensamentos, ao mesmo tempo que refletem sobre a amizade, a união entre irmãos, o diálogo com os pais e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumo desenfreado.

Com acesso gratuito, a peça será apresentada nos dias 23 (sábado) às 16h e 19h, 28 (quinta-feira) às 19h, dia 29 (sexta-feira) às 16h e 19h e dia 30 (sábado) às 16h e 19h. Os ingressos estarão disponíveis ao público 1h antes de cada sessão. Será entregue um ingresso por pessoa.

 

 

Atividade

É Natal! Envolvidas no espírito natalino, que emana afeto, esperança, amor e união, as crianças conseguem expressar muito através da arte. A atividade proposta é perfeita para o final de semana e para o feriado de Natal: criar e decorar pequenas árvores feitas com palito de picolé.

Material
– Palitos de picolé coloridos.  (Você pode pintar com tinta guache ou tingir com corante.)
– Pompons
– Botões
– Miçangas
– Cola

Como fazer
Cole as extremidades de 3 palitos formando um triângulo. Depois pegue a metade de um palito e cole no centro da base do triângulo, formando o tronco da árvore. Ofereça os diversos tipos de materiais para que a criança decore a árvore como desejar. Façam juntos e divirtam-se em família.

 

[ Mais notícias ]