Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Feriado tem homenagens à memória de quem se foi

São João Batista, um dos principais e tradicionais cemitérios de Fortaleza, recebeu mais de 60 mil pessoas saudosas de seus entes queridos
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O Dia de Finados movimentou uma multidão, ontem (2, na Capital. O São João Batista, um dos principais e tradicionais cemitérios de Fortaleza, recebeu mais de 60 mil pessoas saudosas de seus entes queridos. Atualmente, o local conta com mais de 15 mil jazidos, que comportam, cada um, quatro túmulos.

Segundo o coordenador do local, Thiago Frota, o cemitério tem recebido, desde o último final de semana, pessoas que vieram prestar homenagens aos familiares e amigos enterrados no espaço.
“A gente já está com a equipe toda desde sábado. Sábado e domingo, por conta da eleição, não tivemos muita gente [fazendo a visitação], mas segunda-feira já houve um aumento. Hoje, a gente esperava umas 60 mil pessoas, porque temos 15 mil jazidos e projetamos umas quatro pessoas por jazido. Mas, provavelmente, foi mais, foi bem movimentado de manhã“, explicou.

Ao longo do dia, foram realizadas cinco celebrações. Tradicionalmente, o espaço, que é gerido pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, recebe centenas de pessoas que visitam os túmulos. Em 2021, durante a pandemia, as visitas foram reduzidas para 200 pessoas por turno, diferentemente de 2020, em que o São João Batista esteve fechado.

LEMBRANÇAS
A dona de casa Maria de Lourdes, tradicionalmente, há 5 anos, visita o genro que está enterrado no São João Batista. “Eu tenho muita saudade dele e venho aqui toda vez para limpar e deixar novas rosas para deixar tudo bonitinho para ele. Tenho certeza de que ele gosta, onde ele estiver.”

Para além do genro, Maria de Lourdes também visita o túmulo de Lúcia, que nasceu em 1915 e faleceu em 1917 devido a uma convulsão, de acordo com a dona de casa. “Eu venho aqui todo dia 2 de novembro e no Dia das Crianças. Cuido do jazigo dela, deixo doces. Ela tem me abençoado muito e é cheia de graça.”

O jazigo de Lúcia tem diversas placas espalhadas com as palavras “graça”, “obrigada” e “bênçãos.” Vestido de Papai Noel, com direito a um saco grande vermelho, Wanderley Oliveira Viana visita o São João Batista para prestar homenagens à família. No local, o aposentado de 76 anos tem enterrados seus pais, irmãos e tios. “Vim visitar meu pai, minha mãe, meus irmãos. Eu não tenho mais ninguém comigo.”

Sobre seu saco de “brinquedos”, Wanderley brincou. “Eu fico dizendo que são brinquedos porque eu me fantasio para o Natal de Papai Noel, mas são todas as minhas coisas, inclusive minha vitrola.”

INTERIOR DO ESTADO
A tradição se estende, também, para outros municípios do Ceará. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, que está recebendo a Romaria de Finados, maior evento religioso do Estado, a data também conta com programação nos cemitérios públicos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) disse que os locais foram abertos às 5 horas e seguiram disponíveis para visitação até as 19 horas. No Cemitério São João Batista, em Juazeiro, houve missa às 8 horas. O Cemitério do Socorro seguiu o cronograma de celebrações da Capela localizada no local. Silvando Alves, diretor de Serviços Públicos, destacou que os dois ambientes foram limpos, capinados e preparados para que os romeiros e moradores locais possam prestar suas homenagens.

ROMARIA
Maior evento religioso do Ceará, a Romaria dos Finados teve início no sábado, 29, e foi finalizada ontem. Para que os milhares de devotos que visitam Juazeiro do Norte possam votar, a programação foi adaptada e a expectativa é que o público seja menor.

Antes da pandemia, a circulação estimada era de 400 mil pessoas na terra do Padre Cícero. Tradicionalmente, as missas, confissões e demais momentos oracionais, encontro com romeiros e quermesses aconteciam diariamente.

[ Mais notícias ]