Voltar ao topo

17 de junho de 2024

Feira Publico terá três dias de eventos gratuitos para celebrar o design editorial na Kuya

Os interessados em participar terão acesso a uma programação gratuita e diversificada, incluindo palestras, feira e oficinas
Foto: Divulgação/ Ascom Secult

Compartilhar:

A editora Substânsia, em comemoração aos seus 10 anos, em parceria com a Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento da Secretaria de Cultura (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, anunciam a Publico – Feira de Impressos e Publicação, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 deste mês. Serão três dias de evento, trazendo uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, feira com editoras independentes e muito mais.

A Publico tem o objetivo de discutir e explorar as diversas perspectivas do mercado do design editorial e das publicações no Ceará. “Publicar é mais do que simplesmente imprimir; é dar vida às ideias e compartilhá-las com o mundo. A Publico será uma oportunidade para refletirmos sobre o papel das publicações em nossa sociedade”, afirma Talles Azigon, da Editora Substânsia.

O evento também marca o encerramento do primeiro curso de Design Editorial, uma formação intensiva de 160 horas promovida pela Kuya. Este curso formou 10 profissionais do design em diferentes etapas de suas carreiras.

“Este curso representa um avanço significativo para a cultura cearense, preparando profissionais capacitados para inovar no mercado editorial”, destaca Cláudia Sales, coordenadora de formação da Kuya.

O curso é um marco na cultura cearense, sendo o primeiro desse tema com essa carga horária e contou com nomes relevantes do Design Editorial cearense, como Mayara Araújo, Tarcísio Bezerra, Moema Mesquita, Mauro Gurgel, entre outros. Além de contar com a participação das editoras Nadifundio, Substânsia, Aliás e Baioque. “A colaboração de nomes importantes do design e a participação de editoras influentes enriqueceu ainda mais o aprendizado dos alunos”, comenta Talles Azigon.

PALESTRAS E OFICINAS

A partir de sexta-feira (14), a Publico acontecerá, abrangendo uma série de atividades que mergulham no mundo da arte, design e cultura editorial. A oficina “Como o barro ensina?”, liderada por Divina Prado, do Instituto Tomie Ohtake, ocorrerá das 10 às 13 horas na Sala Expositiva. A oficina é uma oportunidade para professores, educadores de museus, bibliotecas e profissionais das artes visuais, artesanato e design explorarem as memórias e experiências ligadas ao barro, com a mediação do Caderno-ensaio 1: Barro. Os participantes terão a chance de receber gratuitamente um livro, complementando a experiência educativa.

A partir das 13h30 até as 16 horas, o Laboratório de Prototipagem será palco de uma roda de conversa intrigante, “Na capa – construindo projetos para capa de publicações”, com Tereza Bettinardi do Clube do Livro do Design. Com vasto repertório, Bettinardi discutirá os elementos vitais para o design editorial em capas de publicações, trazendo exemplos do mercado editorial, tanto nacional quanto internacional.

Em seguida, das 16 às 17 horas, a Escadaria se transformará em um espaço de conhecimento e celebração com a palestra “Em torno do livro – 10 anos de Editora Substânsia”. Madjer Pontes, Daniel Firmino e Amanda Nunes apresentarão a trajetória da Editora Substânsia, destacando-se como uma casa editorial independente influente do Ceará desde 2014. “A troca de experiências e conhecimentos durante esses três dias será fundamental para o fortalecimento do mercado editorial no Ceará,” conclui Daniel Firmino, cofundador da Substânsia.

No sábado (15), das 13h30 às 15h30, acontecerá na Escadaria a palestra “Pensar o design editorial para publicações de museus e espaços culturais”. O evento contará com a participação do Instituto Tomie Ohtake, o Estúdio Permitido, Instituto Mirante e Kuya, com mediação de Cláudia Sales.

Cada uma dessas atividades foi meticulosamente planejada para oferecer aos participantes uma compreensão mais profunda dos processos criativos e técnicos por trás do design editorial e das práticas artísticas.

Para saber da programação completa e fazer inscrição nas atividades, os interessados devem acessar as redes sociais da Kuya (https://www.instagram.com/KUYAdesignceara/) ou da Substânsia.

[ Mais notícias ]