Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Feira de empregos oferta 600 vagas para pessoas com deficiência

Serão ofertadas 600 vagas de emprego, nos setores industrial, comercial e de serviços, mediante 30 empresas desses segmentos que participarão desta feira
Foto: Reprodução / Governo do Ceará / Sheyla Castelo Branco

Compartilhar:

A Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS) promove nesta quinta-feira, 4, das 9h às 16h, o Dia D de inclusão profissional de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. Por meio da Feira de empregos, realizada no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), localizado no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, serão ofertadas 600 vagas de emprego, nos setores industrial, comercial e de serviços, mediante 30 empresas desses segmentos que participarão desta feira.

A abertura da feira começou pela manhã e conta com a presença da secretária da SPS, Onélia Santana, que frisa a importância dessa ação. “O Dia D facilita o diálogo entre pessoas com deficiência e empresas. Pretendemos mostrar o potencial de pessoas com deficiência que estão em busca de uma oportunidade, ao mesmo tempo que ajudamos as empresas a encontrar esses profissionais e cumprir a lei de cotas para pessoas com deficiência”, além da secretária da SPS, participarão também o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, empresários, gestores de entidades e do público interessado, cuja previsão de circulação é de cerca de 1.230 pessoas.

DOCUMENTAÇÃO

Os interessados em participar da feira, devem apresentar a Carteira de Trabalho (CTPS) e o documento de homologação da respectiva deficiência, assinado por um médico. Contudo, o Cepid disponibilizará um médico durante o evento para facilitar o processo de homologação da condição de PcD. Na lista de empresas participantes, há contratantes como os colégios, hotéis, grandes redes supermercadistas de Fortaleza, além de laboratórios e outros.

Regina Tahim, coordenadora do Cepid destaca a atuação do Centro. “Atuamos na capacitação de pessoas com deficiência, e na intermediação com as empresas, para inserção de PcDs no mercado de trabalho, conforme a demanda de mão de obra do setor produtivo, e a necessidade nos vários períodos do ano”.

A Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91) determina a obrigatoriedade das empresas, com cem ou mais empregados, a preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, em proporções que variam conforme o número de funcionários, indo de 2% a 5%, a depender do número de pessoas contratadas. O Dia D é uma parceria da SPS com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Sistema Nacional de Emprego (Sine-CE), e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho do Ceará (SRT/CE).

[ Mais notícias ]