Menu

Federação União Progressista anuncia saída do Governo Lula e pede renúncia de ministros

Presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda. Foto: Divulgação/União Brasil

A Federação União Progressista, entre os partidos União Brasil e PP, emitiu uma nota nesta terça-feira (2) em que informa a saída oficial do governo do presidente Lula (PT). Na mensagem destinada aos filiados, a aliança entre as siglas pede que “os detentores de mandato” renunciem a qualquer função que ocupem no Governo Federal.

Dessa forma, os ministros do Esporte, André Fufuca (PP), e do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), serão obrigados a deixar os ministérios que ocupam para que permaneçam como filiados aos partidos.

Os ministros, ultimamente, vinham defendendo suas permanências por mais tempo nos cargos. Os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda, no entanto, pontuam que, caso eles não deixem o Governo, serão expulsos de suas siglas.

A mensagem, no entanto, não deve atingir indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Alcolumbre indicou o ministro das Comunicações, Siqueira Filho, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT).

Confira a mensagem na íntegra

Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no Governo Federal.

Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta Federação em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo. Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no Estatuto.

Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes.