Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Fecomércio lança Programa Baião Social de desenvolvimento institucional

Em parceria com a Cieds, a iniciativa visa selecionar e apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSC) de Fortaleza cadastradas em projetos desenvolvidos pelo Sesc e Senac
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Nesta quarta-feira, 26, o Sistema Fecomércio Ceará lançou edital para selecionar e apoiar Organizações da Sociedade Civil (OSC) de Fortaleza cadastradas em projetos desenvolvidos pelo Sesc e Senac. Intitulado de Baião Social, o programa é desenvolvido em parceria técnica com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). As organizações selecionadas vão participar de um programa de formação em desenvolvimento institucional, ofertado gratuitamente e por plataforma on-line.

O objetivo é fortalecer uma rede de organizações sociais e potencializar a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas, a partir do fomento de parcerias. Também tem relação como desenvolvimento de capacidades de gestão que otimizem recursos locais e articulem ações coletivas e intersetoriais com foco no desenvolvimento social, econômico e cultural do Ceará. Segundo a gerente de inovação social da Cieds, Mayra Polizel, a iniciativa visa impulsionar e conectar OSCs do Município que têm vínculo com algum programa do Sistema Fecomércio. “Queremos capacitar e fortalecer cada vez mais essas organizações”, disse.

Para participar da seleção, as organizações podem se inscrever até o dia 11 de agosto, no site do Cieds. Após o resultado, que será divulgado no dia 4 de setembro, as instituições escolhidas receberão um tipo de selagem como primeira forma de avaliação. Inicialmente, serão 250 entidades selecionadas. “Vamos trabalhar com selos que vão do bronze, prata, ouro, até o diamante. As organizações poderão amadurecer ao longo do processo, se fortalecer e de fato mudar o selo no final. É um processo todo articulado para que elas tenham esse acompanhamento e consigam impulsionar cada vez mais as suas ações dentro dos seus territórios”, explicou Mayra.

Realizado no Centro de Eventos do Ceará, o lançamento contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio e deputado federal, Luiz Gastão; do fundador e diretor-presidente do Cieds, Vandré Brilhante; da vice-governadora, Jade Romero; entre outras autoridades. Em coletiva, o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, reforçou que o Baião Social visa possibilitar a reestruturação de entidades que não apresentam regulamentação e/ou mínima estrutura de organização para terem acesso a programas de apoio.

“A partir disso, elas poderão ter acesso não só aos nossos programas, mas também aos programas dos municípios, do governo estadual e federal, e prestar o seu serviço normalmente”, afirmou. “Inicialmente, serão 250 organizações beneficiadas, porém, pelo sucesso que tem sido o programa, nós já estamos nos preparando e com o olhar de poder ampliar essas ações”, informou.

“DE MÃOS DADAS”

Representando o Governo do Estado, a vice-governadora, Jade Romero (MDB), destacou a importância da união entre setores para que o programa Baião Social alcance seu objetivo: capacitar e dar mais condições ao terceiro setor para captar recursos e desenvolver os projetos sociais. “Sabemos que, de mãos dadas, a gente consegue fazer muito mais. Aqui, hoje, nós temos uma grande representatividade: o Governo do Estado com o Sistema S, a Fecomércio, o terceiro setor, o setor produtivo representado também, todos de mãos dadas para haver o fortalecimento das políticas, sendo o nosso grande objetivo”, frisou. 

A vice-governadora ressaltou, ainda, o apoio e parceria da Fecomércio em relação ao combate à fome no Ceará. Segundo ela, “a articulação interinstitucional também é importantíssima para podermos fortalecer e atingir o nosso maior alvo de ter os cearenses com segurança alimentar”.

[ Mais notícias ]