O Sistema Fecomércio Ceará realizou na manhã desta terça-feira (28), a cerimônia de entrega do Recurso Semente para as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) participantes do Projeto Baião Social, iniciativa pioneira em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Na ocasião, 18 instituições que participaram da etapa de aceleração de negócios, com formação e mentoria, receberam a doação de R$ 7 mil reais cada para implementação de ações sociais.
De acordo com a chefe de gabinete do Sistema Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, o momento é de celebração. “Estamos concluindo mais uma etapa importante e estamos aqui hoje para celebrar esse momento significativo. O Baião Social sempre foi um sonho do nosso presidente, Luiz Gastão, que sempre esteve inquieto com a realidade de que muitas instituições não conseguiam firmar parcerias simplesmente porque não sabiam como elaborar um projeto adequado, faltava capacitação. Desejamos que o recurso seja aproveitado com muita responsabilidade e planejamento. Nós do Sistema Fecomércio acreditamos no potencial de cada um de vocês”, disse Claudia Brilhante.
Atualmente, 300 organizações de base comunitárias em Fortaleza fazem parte do Baião Social. O objetivo é fortalecer uma rede de organizações sociais e potencializar a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas, a partir do fomento de parcerias, além do
desenvolvimento de capacidades de gestão que otimizem recursos locais e articulem ações coletivas e intersetoriais com foco no desenvolvimento social, econômico e cultural do Ceará.