Voltar ao topo

21 de janeiro de 2025

Farmácia Popular: remédios para colesterol alto, rinite, Parkinson e glaucoma serão distribuídos de graça

A medida estima impactar 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa, gerando uma economia de, em média, R$ 400 por ano. 
Foto: Divulgação/Agência Saúde

Compartilhar:

Em alusão aos 20 anos do programa Farmácia Popular, o Ministério da Saúde passou a oferecer, a partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos de forma gratuita, permitindo que remédios para tratamento de colesterol, doença de Parkinson, glaucoma e rinite possam ser retirados de graça pela população de todo o Ppaís. A medida estima impactar 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa, gerando uma economia de, em média, R$ 400 por ano. 

“São 20 anos de um programa criado pelo presidente Lula em seu primeiro mandato. Quando falamos do Farmácia Popular, estamos falando dos cuidados com as pessoas, de um Brasil bem cuidado, que é a orientação maior do presidente: governar é cuidar. O Farmácia Popular é o SUS mostrando esse cuidado”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes. Anterior a implementação, somente medicamentos indicados para pessoas com diabete, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. O Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, conforme o valor determinado pela farmácia. Com a atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que representa 39 dos 41 itens de saúde distribuídos. A política busca ampliar o acesso à saúde pela população mais vulnerável do país.

O PROGRAMA

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o programa Farmácia Popular disponibiliza medicamentos e outros insumos de saúde para a população. Foi relançado pelo presidente Lula (PT) no ano passado, incluindo a gratuidade para remédios de osteoporose e anticoncepcionais. Nesse ano, foi implementado ao programa a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino. 

Após o seu relançamento, a Farmácia Popular foi acessada por 22 milhões de brasileiros, que puderam se tratar com custos menores ou inexistentes, o que representa um aumento de 8,8% de beneficiários em comparação a 2022, com recuperação de cerca de dois milhões de pessoas que haviam deixado de ser atendidas nos anos anteriores. 

As pessoas cadastradas no Bolsa Família, que são 55 milhões de brasileiros, também estão sendo contempladas com os medicamentos disponíveis de graça. Desde junho do ano passado, foram incluídos no programa 4,6 milhões de beneficiários. Atualmente, a iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras, o que equivale a 4,7 mil municípios. São mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país com capacidade para atender 96% da população brasileira. Foram somados mais de 70 milhões de brasileiros impactados pelo programa. Com os avanços, a expectativa do Ministério da Saúde é chegar a 93% do território nacional.

[ Mais notícias ]

Coleta seletiva em Eusébio é referência no Estado

A coleta seletiva de Eusébio funciona de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h. A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Amma) é responsável por acompanhar o projeto e dar todo o suporte e orientação necessários