Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Famílias do Vicente Pinzón são realocadas por risco de deslizamento de terra após chuvas

Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza deu início, na manhã de sábado (9), a uma operação de abrigamento emergencial de famílias localizadas na comunidade do Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzón, que sofreram com as intensas chuvas que vem caindo na capital cearense nos últimos dias. A ação de cuidado tem caráter preventivo, visto que o local consiste em uma área de risco e relatório da Defesa Civil de Fortaleza aponta para a possibilidade de deslizamentos.

De acordo com o Executivo, cerca de 150 famílias estão sendo realocadas para a Escola Consuelo Amora, no mesmo bairro. Várias secretarias – como a dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a Executiva Regional 2, a Municipal de Infraestrutura (Seinf) e a Defesa Civil – atuam conjuntamente para prestar a assistência necessária a esse público.

“A Prefeitura vem acompanhando a situação das famílias que residem no local e em diálogo constante de sensibilização para encontrar uma alternativa segura e viável para todos. Nesse momento, nossa maior motivação é preservar a vida dessas pessoas. Por isso, estamos agindo preventivamente de modo a mantê-las a salvo das chuvas”, explica o secretário da Regional 2, Rennys Frota.

Os próximos passos consistem em cadastramento dessas famílias nos programas habitacionais disponíveis e oferta de abrigo solidário ou aluguel social.

Força-tarefa

Junto ao Comitê Municipal da Quadra Chuvosa, o prefeito Sarto Nogueira visitou algumas localidades de Fortaleza que sofreram com alagamentos e inundações nas últimas semanas. A capital cearense registrou, há pouco mais de uma semana, o mês de março mais chuvoso da história da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A Comunidade do Saporé, no bairro Varjota, situada às margens do Riacho Maceió, foi uma das áreas visitadas, com oferta de kits assistenciais, contendo cesta básica, redes, lonas e mantas. Outra área atendida com ações assistenciais nesta semana foi a comunidade da Ponte da Sabiaguaba. O prefeito acompanhou a entrega de kits, pela Defesa Civil, a famílias que sofreram com os alagamentos.

“Desde o início do ano, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Defesa Civil, já entregou mais de 800 materiais assistenciais a famílias atingidas pelos temporais”, diz o Executivo.

[ Mais notícias ]