Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

Falta de vitórias no Brasileirão deixa Vovô e Leão em situação difícil

Vovô chega ao 5º empate seguido, enquanto Leão perde mais uma e continua na lanterna

Compartilhar:

David Mota
david.mota@opiniaoce.com.br

Erick vinha sendo um dos destaques do Vovô na temporada, mas acabou se lesionando na última partida e deve desfalcar a equipe por um bom tempo (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

Ceará e Fortaleza terminaram a 15ª rodada em situação complicada no Brasileirão. O Vovô empatou em casa com o Internacional, por 1 a 1, enquanto o Leão visitou o Coritiba e perdeu por 2 a 1. O Alvinegro ocupa a 15ª posição, apenas a um ponto de distância do primeiro clube da zona de rebaixamento, já o Tricolor segue na lanterna da competição, com uma diferença de sete pontos para o primeiro clube fora do Z-4.

Se observar o lado positivo, o Ceará não perde há 11 jogos no Brasileirão, o problema é que foram apenas duas vitórias nesse período. Dos 33 pontos disputados neste período, apenas 15 foram somados. Nas outras quatro rodadas, o Vovô venceu apenas uma partida e perdeu as outras três, totalizando os 18 pontos atuais do Alvinegro.

O grande problema do Ceará está sendo nas partidas em casa, onde o time possui a pior campanha do torneio, sendo a única equipe que ainda não venceu como mandante, com apenas cinco pontos somados em sete jogos sob seus domínios. A situação do Fortaleza é mais complicada.

A equipe está em último lugar do Campeonato Brasileiro e não consegue reagir. Foram duas vitórias seguidas fora de casa, onde o Leão poderia ter pontuado. Na derrota por 3 a 2 para o Atlético/MG, o Tricolor estava vencendo por 2 a 0 até os 30 minutos da etapa final, e sofreu o gol da virada já nos acréscimos.

Situação que se repetiu na partida do último fim de semana contra o Coritiba, empatando por 1 a 1, e com um jogador a mais em campo, o Fortaleza sofreu o gol da derrota já nos acréscimos da partida. Com isso, a equipe ficou estacionada nos 10 pontos. Antes das próximas partidas no Brasileirão, as equipes cearenses voltam as atenções para os jogos da volta das Oitavas de Final das competições internacionais.

O Ceará recebe o The Strongest, pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira, 6, na Arena Castelão, após ter vencido a ida por 2 a 1, de virada, na Bolívia. O Fortaleza visita o Estudiantes, na Argentina, pela Copa Libertadores, no dia seguinte, após ter empatado o confronto de ida por 1 a 1. Vale ressaltar que não existe o critério de gol fora de casa, então qualquer igualdade na soma dos placares, os confrontos serão decididos na disputa de pênaltis.

A 16ª RODADA
Na sequência dos compromissos internacionais, os cearenses entrarão em campo pela 16ª rodada do Brasileirão, após essa rodada, só restarão mais três jogos para encerrar o primeiro turno. O Vovô irá visitar o Fluminense, no sábado (9), enquanto o Leão receberá o Palmeiras, no domingo, 10.

Porém, alguma das equipes, ou ambas, podem optar por não utilizar força máxima nos confrontos, já que na quarta (13), haverá o Clássico-Rei da volta das Oitavas de Final da Copa do Brasil, onde o Fortaleza venceu o jogo da ida por 2 a 0.

No Vovô, a boa notícia fica por conta da disponibilidade dos quatro atletas que positivaram no teste de covid antes da partida de ida contra o The Strongest, e acabaram ficando fora da partida contra o Internacional. São eles: o goleiro João Ricardo, o zagueiro Lucas Ribeiro, o lateral Bruno Pacheco e o atacante Cléber.

O goleiro Richard, o volante Rodrigo Lindoso e o atacante Mendoza finalizaram o período de transição e estão de volta. Porém, o zagueiro Luiz Otávio e o meia Vina estão com virose e precisarão ser diagnosticados novamente mais próximo das partidas. Enquanto o atacante Erick passou por cirurgia após fratura sofrida no último confronto.

O Fortaleza segue com o lateral Tinga e o atacante Robson fora de combate, enquanto o volante Hércules finalizou o período de transição e deve estar disponível para as próximas partidas. Já o zagueiro Ceballos e o atacante Depietri, que testaram positivo para a covid-19 antes do confronto contra o Estudiantes, pela Libertadores, encerraram o protocolo de isolamento e devem estar a disposição do treinador Juan Pablo Vojvoda para os próximos duelos.

O Vovô se reforçou com o atacante John Vásquez, vindo do Deportivo Cali, contratado por empréstimo até dezembro de 2023, por 300 mil dólares, cerca de R$ 1,5 milhão. O Leão fechou com o lateral Lucas Sasha, o meia Otero e o atacante Thiago Galhardo. As duas equipes seguem buscando reforços para a disputa das várias competições durante a temporada. Vale lembrar que o período de inscrição para os novos atletas acontecerá a partir do dia 18 deste mês.

[ Mais notícias ]