Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Faculdade cearense disponibiliza atendimento gratuito sobre IR 2023

O contribuinte precisa ficar atento às mudanças para o processo de declaração este ano
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

Começou nesta quarta-feira, 15, o prazo para contribuintes realizarem a declaração do Imposto de Renda 2023. Em busca de auxiliar o cidadão que precisa atender a essa obrigação do fisco, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário Christus (Unichristus), em Fortaleza, está prestando atendimento gratuito também a partir desta semana. Segundo a docente responsável pelo NAF, Lorena Costa, o contribuinte precisa ficar atento às mudanças para o processo de declaração este ano.

“Sabemos que esse é um procedimento que traz muitas dúvidas para a população. Nosso objetivo é ampliar o acesso à informação, e prestar assistência contábil e fiscal para a sociedade, além de preparar os estudantes para a prática da profissão”, frisa a professora.

Os interessados podem realizar agendamento pelo número (85) 3457-5385, ou por meio dos e-mails naf01.dl@unichristus.edu.br ou naf02.dl@unichristus.edu.br. Os atendimentos ocorrem nos dias de segunda e quarta-feira, das 14h às 18h, de forma gratuita. O NAF da Unichristus fica na Rua Coronel Linhares, 771, Meireles.

RECEITA

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física se encerra em 31 de maio. É possível ainda realizar a declaração de maneira online por meio do E-CAC, sistema da Receita Federal. Se o contribuinte optar por essa funcionalidade, não será necessário realizar download de nenhum programa (nem no computador, nem no celular). O acesso poderá ser feito por meio de senha no Gov.br, do governo federal.

Neste ano, a Receita Federal preparou algumas novidades para a declaração. Uma das mais importantes é em relação ao prazo: a entrega, que começa em 15 de março, vai até 31 de maio. A prorrogação até maio deve se tornar padrão, conforme sinalizou o Fisco recentemente.

Para a declaração em si, houve uma alteração em relação à obrigatoriedade. Antes, o contribuinte que operava em Bolsa de Valores já estava obrigado a prestar contas. Agora, estão sujeitos à declaração apenas quem realizou operação de alienação em Bolsa, de mercadorias, futuros e assemelhadas, com soma superior a R$ 40 mil ou com apuração de ganhos líquidos sujeita à incidência de imposto. Outra alteração é a possibilidade de autorização de acesso, que permitirá que um contribuinte “terceirize” a declaração para outro CPF.

PRAZO

Historicamente, o período de transmissão de dados à Receita Federal ficava restrito a março e abril. Desde a pandemia de covid-19, em 2020, porém, a data limite vem sendo alterada. A diferença, desta vez, é que o período prolongado já é conhecido desde o início do prazo. Desta forma, para 2023, o período em que a plataforma da Receita ficará disponível para prestação de contas ao Fisco será de 15 de março a 31 de maio (até as 23h59m59s).

[ Mais notícias ]