Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Exposição sobre arte indígena antirracista tem início neste sábado (29) no Ceará

A exposição, que é de entrada gratuita, traz obras que expressam formas de resistência, lutas pelos direitos e enfrentamento do racismo e genocídio dos povos indígenas
Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Compartilhar:

Neste sábado, 29, a partir das 17h, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE), situado no bairro Meireles, em Fortaleza, abre as portas para o lançamento da nova exposição intitulada “Hãhãw: arte indígena antirracista”. Com curadoria de Yacunã Tuxá, Merremii Karão Jaguaribaras e Rodrigo Tremembé, a mostra ocupará o andar +2 do Anexo do museu, dando destaque a mais de 20 artistas de diversas etnias e contextos do país. A exposição, que tem entrada gratuita, traz obras que expressam formas de resistência, lutas pelos direitos e enfrentamento do racismo e genocídio dos povos indígenas.

O evento contará com a presença dos artistas curadores, além do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Felipe Milanez. A programação de abertura ainda prevê a exibição da obra “Céu Tupinambá”, da artista Glicéria Tupinambá, a performance do artista curador, Ziel Karapotó, com a obra “Ritual para devorar o coração de Dom Pedro”, e um cortejo e ritual de Toré com o povo Pitaguary. A discotecagem do DJ Rapha Anacé também animará o evento.

EXPOSIÇÃO

A mostra “Hãhãw: arte indígena antirracista” é fruto do projeto de pesquisa “Culturas de Antirracismo na América Latina” (CARLA), realizado em parceria com a Universidade de Manchester (Reino Unido), a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Nacional da Colômbia e a Universidade Nacional de San Martin (Argentina). Sua estreia ocorreu em novembro de 2022, no Museu de Arte Sacra da Bahia, e segue em itinerância por comunidades e espaços culturais pelo Brasil.

Durante o lançamento, haverá uma homenagem aos artistas Benício Pitaguary e MBeni Waré, que inspiram e enriquecem a exposição. Dentre os participantes, destacam-se os nomes de Antônia Kanindé, Arissa na Pataxó, Barbara Matias Kariri, Débora Anacé, Denilson Baniwa, Glicéria Tupinambá, Graciela Guarani, Gustavo Caboco, Irekran Kayapó, Juliana Xukuru, Merremii Karão Jaguaribaras, Naine Terena, Olinda Yawar Tupinambá, Paulo Karão Jaguaribaras, Rodrigo Tremembé, Vitor Tuxá, Yacunã Tuxá e Ziel Karapotó.

MUSEU

O Museu da Imagem e do Som do Ceará está localizado na Av. Barão de Studart, nº 410, no bairro Meireles, em Fortaleza. Possui dois períodos de funcionamento. Nas quartas e quintas-feiras, abre das 10h às 18h, com acesso às exposições até às 17h30. Já de sexta a domingo, o museu funciona das 13h às 20h, com acesso às exposições até às 19h30, sempre com entrada gratuita para o público.

[ Mais notícias ]